SMS: Profissionais das Unidades Básicas de Saúde recebem treinamento sobre imunização
Durante esta quarta (15), no auditório de uma faculdade particular no Shopping Partage, Nova Marabá, vários enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) das zonas urbana e rural de Marabá receberam treinamentos sobre Imunização. O evento acontece em escala nacional e é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Coordenação de Imunização.
Na capacitação foram abordados assuntos como estatísticas da cobertura vacinal no município, técnicas de vacinação e metas para este ano. O treinamento foi dividido em duas turmas diferentes, uma das 8h às 12h e outra das 14h às 18h.
“A gente quer atingir todas as unidades de Marabá. A gente está capacitando os profissionais para eles passarem informação para população e para aqueles outros profissionais que ficam dentro da unidade de saúde, justamente para poder orientar a população qual é a vacina necessária a tomar, a técnica correta para os profissionais que estão lá também”, destaca o coordenador de Imunização da SMS, Fernando Gomes.
Segundo ele, durante o ano inteiro, os profissionais das UBS’s devem receber mais capacitações, com temáticas diversas dentro da Imunização, no objetivo de ampliar e melhorar a cobertura vacinal. “A gente precisa, devido a algumas patologias ou algumas doenças que estão surgindo a nível nacional, e isso aí está sendo muito importante. Em cada mês, a gente terá um tema diferente para abordar com eles, para que eles estejam orientados no mundo da vacinação em Marabá”, reitera.
Para a enfermeira Aglay Costa, que trabalha na UBS Getúlio de Souza, na Vila Três Poderes, é fundamental haver orientações como essas, pois é a partir do conhecimento obtido que os profissionais da unidade poderão aperfeiçoar as práticas a favor da população. “A nossa unidade é uma unidade nova, e na nossa região há uma carência muito grande, principalmente voltada à vacinação. Então eles não ligam pra muitas coisas. Eles acham que a vacina em si não é prioridade. E através do treinamento, dia após dia, a gente pode mostrar para eles a necessidade, como a gente pode auxiliar certas crianças, né?! Ajudar em relação à imunização e combater vários tipos de doenças e endemias, ou até mesmo pandemias ao longo do dia”, expõe.
Serviço
Atualmente, todas as UBS’s dispõem de vacinação contra a covid, poliomielite, tétano, coqueluche, meningite, sarampo, rubéola, caxumba, febre amarela, difteria, hepatite B etc. Além disso, algumas Unidades estão abertas em horário estendido, nas segundas e quartas-feiras, entre 18h e 22h, como o Centro de Saúde Carlos Barreto, em Morada Nova; UBS Enfermeira Zezinha, na Folha 23; UBS Maria Bico Doce, em São Félix; UBS Jaime Pinto, no bairro Belo Horizonte e USF João Batista Bezerra, no bairro Santa Rosa, Marabá Pioneira.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio