Semel: Trilha do Lado de K reúne 32 grupos de ciclismo de municípios da região
A manhã de domingo, 18, foi de muita diversão e aventura para os amantes do ciclismo de Marabá e região. A 1º Trilha do Lado de K, organizada pelo grupo “Loucos Por Bike” de Marabá, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) reuniu 32 grupos de ciclismo na região do Murumuru. O trajeto foi de 60 km saindo e retornando para a Chácara Dona Lourdes.
“Daqui sairemos para percorrer os 60 km de ladeira, retão, poeira, banhos, chegando aqui novamente para o almoço. Nesse ínterim tem competição masculina, feminina e por equipe. É entretenimento , esporte e saúde, tudo junto”, explica o organizador do evento Dean Guimarães.
Todas as inscrições foram preenchidas um mês antes do início do evento, com 250 ciclistas participantes da aventura. Um deles foi Fúlvio Santos, do grupo Clube do Pedal de Itupiranga.
“Para um primeiro evento gostei da organização. Estão de parabéns. Lugar aconchegante, café da manhã bem farto. Sensação e experiência está sendo das melhores”, comenta.
Ele relata que o Clube do Pedal já existe há 10 anos e conta atualmente com cerca de 40 membros, dos quais 15 vieram competir na Trilha do Lado de K. “É sempre um prazer participar, porque além da prática esportiva é um momento que descontrai a mente, relaxa, encontra os amigos, faz novas amizades, então é sempre uma maravilha. A paixão é indescritível e só quem vivencia isso aqui é que sabe essa atmosfera de estar em um evento desses”, completa Fúlvio.
Foram 16 municípios representados na competição, entre eles estavam São Miguel do Guamá, Xambioá, Tocantinópolis, Breu Branco, Jacundá, Parauapebas, entre outros. Eide Souza, do grupo “Unidos pelo Ciclismo” veio de Palestina do Pará.
“Já participamos de várias trilhas, a última em Marabá foi da Bike em Vida. Às vezes vai o grupo todo, as vezes só alguns. Hoje o grupo tem 11 pessoas, aqui viemos em 10, só uma que não pôde vir. O ambiente está muito bom, bastante agradável. Nos sentimos bem recepcionadas”, opinou.
Ela iniciou sua trajetória no ciclismo em 2021, mas garante que não larga mais. “Começou em 2021 minha paixão pelo ciclismo. Somos um clube de amigos que começou a pedalar e fomos nos adaptando na bicicleta, gostando e incentivando. Começamos a fazer trilha e cada vez queremos fazer mais. Ciclismo é vida. É bom pra saúde, auto estima. É só maravilha”, celebra.
O evento contou com um farto café da manhã com pães e frutas e um almoço caprichado para os participantes. Foram premiados os cinco melhores colocados na categoria masculina, feminina e por equipe. Camila Yasmin, do grupo Bike É Vida, de Marabá, garante que seu foco é a competição.
“Já participei de várias trilhas em Palestina, Tocantins e na região toda. Agora tenho me preparado mais para a competição. Participar de bolão e levar o nome do Bike É Vida um pouco mais além”, comenta.
Ela conta que tem dois anos que entrou nessa categoria do ciclismo. “Amando esse esporte. Comecei no intuito de sair do comodismo. Com o tempo fui me apaixonando cada vez mais e praticando todos os outros dias. Você incentiva outras pessoas que te enxergam, seja pessoalmente, seja na internet. Agora conseguimos movimentar toda uma galera aqui em Marabá e na região”, conclui.
Confira as fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Foto: Sara Lopes