Semtur: Turismo ecológico alia conscientização ambiental e desenvolvimento econômico
O turismo ecológico ou ecoturismo é uma atividade que tem como pilar a sustentabilidade na preservação do patrimônio ambiental e cultural de um lugar. Neste 1° de março é celebrado o Dia Nacional do Turismo Ecológico e nossa reportagem vai levar você para uma volta pelos rios Tocantins e Itacaiunas, que banham a cidade de Marabá.
Aliar a conscientização ambiental ao desenvolvimento econômico é um dos grandes desafios da atualidade. Diante disso, o fortalecimento de práticas de ecoturismo é essencial para uma boa relação da humanidade com a natureza. Pensando nessa situação, Alan Veiga criou uma agência de viagens em Marabá, no ano de 2017, que hoje tem como principal atividade a organização de roteiros turísticos pelos rios da cidade.
Alan, que também é um dos conselheiros, do Conselho Municipal de Turismo de Marabá (Comtur), destaca o potencial da cidade nesse segmento, tendo em vista as belezas naturais presentes aqui.
“Nós temos que aproveitar o nosso potencial, que é enorme, tanto para os roteiros próprios de Marabá, quanto os roteiros regionais. Marabá cumpre muito bem o papel de portal da região turística de Carajás, que através da nossa estação ferroviária, das rodoviárias e do aeroporto, nós damos acesso a mais 11 cidades na região”, afirma.
Atualmente, a agência conta com seis roteiros pelos rios, que iniciam no Rio Tocantins, na altura da Folha 6, e passam por pontos e cartões-postais importantes da cidade como a Orla Sebastião Miranda, Projeto Quelônios, Praia do Tucunaré, Mirante Encontro dos Rios, Orla do bairro Amapá, Balneário Taboquinha, Parque Vavazão e curso do Rio Sororó, a partir do encontro com o Rio Itacaiunas.
Esse trajeto pode ser fracionado em roteiros de 2, 6 e 8 horas de duração. Durante os passeios, há paradas em locais seguros onde os participantes queiram descer, como restaurantes e balneários à beira do rio, por exemplo.
Durante o percurso, a flora e fauna local proporcionam uma experiência rica de imersão na natureza, provocando reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente, que é reforçado durante o trajeto.
“Nós temos feito, inclusive, o trabalho de conscientização na questão de não gerar resíduo e o que a gente puder recolher, mesmo que não tenha sido gerado por nós, a gente recolhe também. O trabalho da prefeitura tem sido muito constante com o serviço dos Garis dos Rios, mas infelizmente a conscientização do turista ou do próprio morador ainda deixa a desejar e acaba tendo essa margem para a gente atuar, de ter que recolher algum resíduo às margens do rio”, explica Alan Veiga.
Os roteiros podem ser pré-agendados ou privativos e podem ser marcados junto à agência, com participação média que pode variar entre 10 e 12 pessoas por roteiro.
O ano de 2024 já é de grande guinada no que diz respeito ao turismo ecológico no município. Recentemente, a Fundação Zoobotânica de Marabá recebeu a Licença de Operação para que o Parque Zoobotânico passe a operar como Parque Zoológico. Além disso, a cidade irá ganhar dois novos parques ambientais: na Vila Murumuru e o Vavazão.
Esses novos espaços, além do contato com a natureza, podem proporcionar outras experiências como trilhas ecológicas, por exemplo.
“É fundamental que se trabalhe o turismo ecológico, principalmente com as criança em idade escolar e que seja plantada essa semente da conscientização porque conscientizando a criança, automaticamente você conscientiza os pais. Poder unir à opção de lazer, no turismo em si, com a educação ambiental é fantástico porque você acaba tendo um poder maior de fixação e conscientização do indivíduo”, conclui.
O turismo ecológico é necessário porque é capaz de gerar emprego e renda em uma cadeia de prestadores de serviços, desde quem realiza trilhas, pilota embarcações ou tem um restaurante à beira do rio, por exemplo. Todos esses agentes podem trabalhar em conjunto para o fortalecimento do ecoturismo e da economia local.
Nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Turismo de Marabá (Semtur) realizou em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), os cursos de trilhas e observação de aves como parte de uma agenda de fomento ao ecoturismo a partir de potenciais e demandas presentes no município.
Para Caetano Reis, titular da Semtur, é preciso aproveitar as oportunidades de debates e lançar os fundamentos para o futuro do ecoturismo na cidade.
“Temos belezas naturais. Estamos tentando criar uma agenda positiva para que Marabá possa colher bons frutos e também participar de todo esse cenário de COP-30, que se aproxima e que será realizada na capital. A gente já vai começar uma agenda, nesse sentido, em conjunto com o Sebrae. Semana passada já foi realizado um seminário de empreendedorismo voltado, inclusive, para o ecoturismo”, destaca o secretário.
Serviço
Para agendar trilhas com o Alan Veiga, o telefone para contato é Whatsapp (94) 984030471 ou pelo Instagram @avviagensturismo.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Sérgio Barros