SEMTUR: Placas com QR Code informam sobre os pontos turísticos da cidade
Quem anda pelos pontos turísticos de Marabá, talvez não tenha notado, mas desde 2021 os atrativos turísticos da cidade possuem um QR Code que pode ser acessado pela câmera de qualquer celular. Ao posicionar o celular, a câmera disponibilizará um link, que, ao ser acessado, levará para uma página com informações sobre o local.
“A sinalização turística de Marabá está espalhada em todos os núcleos, onde tem os atrativos turísticos da cidade. Eles têm essa placa, que é no formato padrão do Ministério do Turismo, que é o formato marrom. E a gente inovou colocando um QR Code com a descrição de cada um”, explica Ísis Mourão, coordenadora de turismo da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).
Na Marabá Pioneira, há vários locais que possuem o QR Code, como o Museu, o Estádio Zinho Oliveira, a Orla, as praças e a Biblioteca. “São mais de 40 pela cidade. O aeroporto, as praças de todos os núcleos. Todos têm essa identificação com as informações do local, que você está visitando”, ressalta.
A dona de casa Girdiane Gomes confessa que não tinha essa informação, mas ficou feliz em conhecer. “É muito legal. É importante para divulgar a história e o conhecimento até mesmo para nós que somos da cidade”, opina.
A Anicleia Alcântara Rocha saiu de Morada Nova para passear com os filhos Ruan Junior e Karen Hadassa pela Marabá Pioneira e também se encantou com a novidade. “Bem interessante. Fiquei feliz em saber disso. Com certeza vou pesquisar os locais, quando ver o QR Code a partir de agora”, comenta.
Além das placas de identificação com QR Code, a Semtur também trabalhou a sinalização horizontal, com indicativos para que as pessoas consigam chegar aos pontos turísticos da cidade. “Aqui foi adotado praticamente todo com orçamento municipal porque sentimos essa necessidade”, destaca Isis.
Além disso, ainda nesse semestre, novas placas serão instaladas em bares e restaurantes da cidade, para auxiliar o turista com um mapa gastronômico da cidade. “A Semtur hoje está adotando, junto à infraestrutura turística, um trabalho voltado para atender o visitante e dando suporte para o turista que nos visita. Estamos lançando um mapa gastronômico de Marabá. Trabalho feito ao lado do Sebrae, dos restaurantes, para que o turista possa conhecer e degustar a nossa gastronomia”, explica.
Segundo Isis, inicialmente os QR Codes serão postos nos estabelecimentos e alguns locais fechados. “Será um mapa digital. A princípio, será colocado nos estabelecimentos e alguns espaços mais fechados. Através de totens, que serão instalados nos locais por onde os turistas chegam na cidade, como aeroporto e rodoviária”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jéssika Ribeiro