Gestão: Bairro Independência recebe Unidade Básica de Saúde Emerson Caselli revitalizada
As comunidades dos bairros Independência, Liberdade, Jardim União, Bela Vista e arredores comemoraram a entrega da Unidade Básica de Saúde Emerson Caselli totalmente climatizada e revitalizada. A cerimônia foi realizada na sexta-feira, dia 03, e contou com a presença de várias autoridades municipais e líderes das comunidades.
“É mais uma de muitas obras que beneficiam a saúde, nessa que é uma das maiores Unidades Básicas da cidade. Praticamente dobramos o número de consultórios aqui nessa unidade que atende um número muito grande de pessoas. Mais uma obra importantíssima de saúde, de muitas que estão sendo feitas, nessa e nas outras áreas, para melhorar a vida da população”, destaca Luciano Dias, vice-prefeito de Marabá.
O Prefeito Tião Miranda destaca ainda que esta é apenas mais uma obra de reconstrução da cidade e que dá continuidade a um trabalho que já vem sendo feito em outras áreas no município. “A gente fica feliz que é uma obra muito bem feita. Temos ampliado e melhorado os espaços, urbanizando a cidade e atendendo milhares de pessoas. A gente vai cuidando da saúde, mas também estamos melhorando escolas, pavimentando e trazendo várias melhorias boas. A próxima obra na saúde que entregaremos é a UBS Pedro Cavalcante”, cita o gestor.
A sede da UBS conta agora com oito consultórios e o atendimento odontológico também foi ampliado, com ênfase nos serviços de próteses dentárias. As obras incluíram reestruturação completa das partes elétrica e hidráulica, revitalização das salas, pintura e a troca dos móveis por equipamentos novos.
“É um posto muito importante, localizado num bairro muito populoso, que foi totalmente revitalizado, ampliado e climatizado. Então, está apto para receber a população. Além dele, temos outros postos sendo reformados para serem entregues. E, além disso, várias obras aqui no bairro, pavimentações, o próprio Vavazão já está quase pronto para a comunidade aqui do bairro e adjacências”, conta o secretário de obras, Fábio Moreira.
Hoje, a UBS trabalha com quatro equipes completas de médicos e enfermeiros e mais de 36 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A secretária de saúde, Mônica Borchat, destaca a importância das Unidades Básicas de Saúde no dia a dia da população. “Quando a gente fala de unidade básica de saúde, a gente está falando da prevenção e cuidado de toda uma região. Hoje, a Unidade Emerson Caselli atende mais de 16 mil pessoas, fora aqueles flutuantes que vêm e consultam. Então, é uma unidade de um porte grande para atender, para prevenir toda essa população”, reforça.
A diretora de Atenção Básica do município, Sabrina Acyoli, reforça a fala da colega. “Aqui é uma unidade de grande porte, onde a gente conta com quatro equipes de estratégia de saúde da família. Então, a gente tem uma área de abrangência bem grande. A gente espera que com essa inauguração, os nossos pacientes, a nossa população, seja melhor atendida, porque com um espaço melhor, com certeza, o atendimento também é melhor”, destaca.
O gerente da UBS, Ary Eduardo, destaca o aumento da equipe que atua no local. “A gente constatou que precisava de médicos para as equipes. Na época tinha, salvo engano, dois médicos. Hoje a gente tem seis médicos, sendo quatro da equipe do serviço da família e dois da assistência. Isso desde o avanço para a comunidade. Vimos que o posto precisava de uma reforma. Tinha alguns pontos que precisavam ser melhorados. Por exemplo, a quantidade de consultórios. A gente tinha quatro, agora a gente tem oito consultórios. Ficamos felizes de termos nossa demanda atendida”, comenta.
Jane Caselli, viúva de Emerson Caselli, participou da cerimônia e se emocionou ao ver a obra e lembrar do marido. “Ele não abria a mão de jeito nenhum de estar trabalhando aqui, recebia outras propostas e ele não aceitava. Ele dizia que não ia deixar os velhinhos. Eu me sinto muito honrada porque eu trabalhei aqui nessa unidade em parceria com ele. O consultório de saúde, o consultório médico dele estava ali ao lado. E eu atendi aqui, sala de enfermagem. Tinha dias que o Emerson terminava as consultas e ele ia levar os pacientes idosos em casa, no carro dele. Fico feliz de ver o reconhecimento”, destaca.
Comunidade celebra melhorias
Orislane Silva dos Santos, 47 anos, mora há 35 anos na região. Ela conta que utiliza os serviços da unidade frequentemente, como consulta médica, exame de PCCU, vacinação e enfermagem. Estou achando muito boa as mudanças. Espero que tenhamos os médicos, a equipe boa que tinha e mais. Estou feliz que a UBS tenha voltado para cá”, ressaltou.
Durante a reforma, o posto funcionou provisoriamente em local cedido pela Paróquia Sagrada Família, na Avenida Brasil nº 377, no bairro Liberdade. Uma das lideranças comunitárias mais antigas do bairro Jardim União. O Elias do Jardim União destaca a importância da obra para a região.
“É uma obra de grande destaque para a região. O Jardim União ainda não tem sua UBS e é aqui que aquela comunidade realiza atendimento. Era uma demanda da comunidade essa melhorias e ficamos felizes de ver esse olhar de aumentar o atendimento desta área”, destaca.
O ex-vereador, Adelmo do Sindicato, morador da região, agradeceu a gestão pela obra. “O prefeito Sebastião Miranda vem atendendo as demandas da comunidade. A gente sabe que a saúde precisa de mais. Mas fico feliz de ver o trabalho sendo feito. Eu tenho certeza que quem vai ganhar com isso é a comunidade”, celebra.
O vereador Frank do Jardim União também comemorou a entrega da obra. “Essa obra é de fundamental importância, porque hoje ela atende aqui, cerca 60%, são os caras lá do Jardim União, da minha área. São 25 mil habitantes naquele complexo inteiro que são distribuídos a esses usuários para cá. Posso dizer que a gente teve uma contrapartida na fiscalização da comunidade. Diversas vezes estive aqui, cobramos essa revitalização e ampliação e hoje ficou muito bom”, complementa.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes, Sara Lopes e Sergio Barros (drone)
Outras fotos: