SMS: População aproveita horários estendidos em cinco Unidade Básicas de Saúde
As segundas e quartas-feiras, de 18 às 22 horas, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Carlos Barreto, Morada Nova; Enfermeira Zezinha, Folha 23, Nova Marabá; Maria Bico Doce, São Félix Pioneiro; Jaime Pinto, Belo Horizonte, Cidade Nova; João Batista Bezerra, Santa Rosa, Marabá Pioneira.
Antônia do Santos Soares levou a filha a Keliciany Soares, 17 anos para uma consulta médica na Unidade Básica de Saúde Enfermeira Zezinha, na Folha 23, Nova Marabá. Só que dessa vez foi às 18h30. Elas, que sempre utilizam os serviços da UBS, aproveitaram o horário estendido.
“De manhã é complicado para a família e esse horário facilitou demais. Aproveitamos o horário que saiu da escola e já fizemos a consulta”, comenta a menina.
“Estamos gostando do novo horário. Ajuda bastante porque é o um horário que facilita nossa logística. Assim como ajuda a minha, deve ajudar muitos outros pais também”, complementa Antônia.
Ressalta-se que os atendimentos noturnos são realizados nas segundas e quartas, das 18h às 22h. Nesse horário são realizadas consultas médicas e de enfermagem, aplicação de vacinas, farmácia e a sala de procedimento com coleta para o exame preventivo do colo uterino (PCCU).
“Aqui entregamos as fichas a partir das 18h, então é uma demanda espontânea dos pacientes que vão chegando”, comenta a gerente da UBS enfermeira Zezinha, Luciene Vasconcelos Setubal.
Vale lembrar que a vacinação da nova fase da campanha da Covid-19, a vacina Bivalente da Pfizer, também pode ser realizada durante o horário estendido. “Faço o convite para o público que venha se vacinar contra a Covid. É uma fase nova e quem está atrasado com o cronograma vacinal pode aproveitar tanto a oportunidade da vacina Bivalente quanto do horário estendido”, conclui a gerente.
A mamãe Vitória Uda Pereira da Silva também levou a filha para atendimento. Ela estava sentindo dores e vômitos e vim correndo aqui. Em casa é só eu e ela e outros horários fica complicado. Primeira vez que venho nesse horário, mas facilitou muito, até a questão do clima, escola, ajuda e muito”, acrescenta.
Em outro canto da cidade, na Unidade de Saúde da Família João Batista Bezerra, na Marabá Pioneira, quem também gostou do horário foi o Floriano de Araújo da Luz, 72 anos. “Vim renovar uma receita, consultar e pedir encaminhamento para oftalmologista. Tenho achado muito bom o novo horário, ajuda a diminuir as filas. Aumenta as opções para gente”, destaca.
A assistente administrativa da USF, Fernanda Sá, explica que lá uma parte das fichas é entregue pela manhã, para diminuir as filas, enquanto a outra quantidade é reservada à demanda espontânea para os pacientes que só conseguem aparecer à noite. “Desde que começamos, todas as fichas têm saída. Optamos fazer assim pela alta demanda”, conclui.
Segundo a diretora da Atenção Básica de Marabá, Sabrina Acioly, o objetivo do horário estendido é garantir atendimento às pessoas que trabalham durante o dia e chegam em casa após as 18h. “Então, ele vai ter esse horário estendido, de 18h às 22h, para procurar o atendimento médico, para ela fazer o PCCU, para vacinar, levar um filho para vacinar e que, às vezes, não tem tempo durante o dia. Então, a importância maior é dar um atendimento melhor para a população”, ressalta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sávio Calvo