SMS: Cinco Unidades Básicas de Saúde iniciam atendimentos quinzenais aos sábados
A Rosangela Rodrigues trabalha como babá e tem dificuldades de buscar atendimento médico de segunda a sexta. Como agora, cinco UBS’s vão funcionar aos sábados, a cada 15 dias, ela aproveitou o início do atendimento estendido, nesse sábado (18), para uma consulta na UBS Hiroshi Matsuda, na Folha 11.
“Foi muito bom, porque tem muita gente que trabalha no meio de semana e o fim de semana é muito útil para a gente vir, fazer testes, cuidar da saúde, consultar, fazer exames. Aproveitei e fiz minha consulta. Ajeitou muito minha vida”, ressalta.
As Unidades Básicas de Saúde, uma em cada núcleo, funcionarão de 7 às 19 horas com os mesmos serviços que são ofertados ao longo da semana. Como atendimento médico, coleta de PCCU, vacinação, atendimento de enfermagem, entrega de medicamentos, entre outros. O objetivo é atender o público que não consegue ir ao local no horário tradicional, por motivo de trabalho ou qualquer outra situação.
A gerente da UBS Hiroshi Matsuda, Doriete dos Santos, conta que o movimento foi tranquilo no primeiro dia de atendimento aos sábados, mas que muita gente utilizou o serviço. “Convidamos a comunidade, oferecemos os serviços e organizamos tudo. Muita gente está passando por aqui para aproveitar a oferta dos serviços, mas o dia está seguindo com calmaria”, comenta.
No outro lado da cidade, na UBS Laranjeiras, o Raimundo Soares da Silva, 73 anos, também aproveitou para atualizar o cartão de vacinas. “Uma alegria, aproveitar esse horário a mais para vir e me cuidar. Vim tomar as vacinas porque acredito nela. Esse horário no sábado é uma surpresa muito boa e grande”, conta o aposentado.
O clínico geral, Paulo Victor Monteiro, ressalta que cada médico deve atender cerca de 20 pacientes por turno na UBS. “Para nós profissionais também é bom porque os pacientes têm um tempo de retorno mais rápido. Ajuda a gente a melhorar o diagnóstico, prescrever os remédios. Então é bom para saúde em geral. Para nós e para eles”, reforça.
As cinco UBS’s que terão atendimento aos sábados serão a cada 15 dias são:
– Núcleo Morada Nova – UBS Carlos Barreto
– Núcleo São Félix – UBS Amadeu Vivacqua
– Núcleo Nova Marabá – UBS Hiroshi Matsuda
– Núcleo Marabá Pioneira – UBS Demósthenes Azevedo
– Núcleo Cidade Nova – UBS Laranjeiras
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sávio Calvo