SMS: As 27 Unidades Básicas de Saúde são porta de entrada para o SUS em Marabá
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada para os serviços médicos no município. Responsáveis por promover a prevenção e tratamento relacionados à saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. São elas que você deve procurar para realizar qualquer atendimento médico que não seja de urgência e emergência.
“Hoje eu vim procurar atendimento com o dentista. Já é a quarta vez que venho realizar procedimentos. Mas já vim outras vezes fazer consultas de rotina em outras áreas, ou vacinar”, comenta Adria da Silva, 25 anos. Ela realiza seus procedimentos na UBS Hiroshi Matsuda, localizada na Folha 11. “Não tenho o que reclamar do atendimento, equipe sempre faz tudo o que pode”, completa.
Marabá conta hoje com 27 Unidades Básicas de Saúde, sendo 16 na zona urbana e 11 na zona rural do município. Os atendimentos para fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar exames laboratoriais, serviços de enfermagem são realizados em livre demanda. A consulta com clínicos gerais é realizada com distribuição de fichas.
A Evanessa Brito se dirigiu à UBS para fazer o exame preventivo do PCCU. “Uso com frequência, sempre realizo o exame aqui. Às vezes é mais movimentado e fica difícil marcar as consultas, mas sempre dão as senhas e aqui estou”, comenta.
Especialidades
Nas Unidades Básicas de Saúde também é possível encontrar serviços de outros profissionais de saúde como ortopedia, dentista, psicólogo, nutricionista, cardiologista, variando de local para local, conforme é observado pela demanda.
Na UBS Hiroshi Matsuda, a senha para esses profissionais é entregue nas segundas-feiras. No caso dos dentistas, por exemplo, são realizados de 10 a 11 atendimentos por dia. “Aqui na UBS fazemos a parte mais básica da odontologia, tipo restauração, limpeza, profilaxia, algumas extrações. Temos aqui o serviço de pré-natal odontológico que é muito interessante. A gestante é acompanhada pela gente durante os 1º, 2º e 3 trimestres”, acrescenta João Gama Avelar, dentista da UBS Hiroshi Matsuda.
Para os serviços que não são realizados pelas Unidades Básicas de Saúde, o médico do local faz o encaminhamento para um especialista, que atende no Centro de Especialidades Integradas (CEI) ou no Hospital Municipal de Marabá (HMM). Caso não haja a especialidade no Município, o tratamento é feito pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD), com as despesas pagas pelo poder público.
“População tem que entender que existem dois parâmetros na área de saúde. Temos a Atenção Básica e Alta e Média Complexidade. Atenção Básica é onde é realizado o atendimento clínico, questões mais corriqueiras do dia a dia. Através daqui repassamos para os especialistas do CEI.”, comenta Dilceu Barroso, gerente da UBS Hiroshi Matsuda. Por dia, a UBS, que ele administra, atende em média de 200 a 250 pessoas.
Tratamentos e acompanhamentos
Vários outros acompanhamentos também são feitos pela própria UBS, como é o caso do pré-natal, atendimento com crianças, ou o tratamento de doenças como a Hanseníase ou a Tuberculose. Nesses casos, as Unidades Básicas de Saúde também ofertam os medicamentos para o tratamento das doenças. Outras medicações básicas também são retiradas direto na farmácia dos postinhos.
“O paciente vêm até à UBS e é feito atendimento, posterior solicitado o exame, caso identificando a doença já é realizado acompanhamento e tratamento através da própria Unidade. Aqui também é disponibilizado toda parte de medicação da população, após a consulta é dada a receita e o medicamento é entregue pelas farmácias que tem nas Unidades Básicas de Saúde”, complementa Dilceu.
Tabagismo
Também é disponibilizado um Programa de Controle ao Tabagismo, que tem duração de um ano. Ele está disponível em oito Unidades Básicas de Saúde. São elas: Amadeu Vivacqua (São Félix), Liberdade, Laranjeiras, Enfermeira Zezinha (Folha 23), João Batista Bezerra (Marabá Pioneira), Demósthenes Azevedo (Marabá Pioneira), Hiroshi Matsuda (Folha 11) e Jaime Pinto (Belo Horizonte).
O programa voltou a funcionar no dia 31 de agosto, com nova nota técnica, mas de forma restrita para no máximo 10 pacientes. São disponibilizados atendimentos com médico, psicólogo e nutricionista. O psicólogo e o clínico geral orientam se a pessoa precisará ou não do uso do remédio e adesivo, que também são entregues pela própria UBS.
Documentação e vacinas
Toda UBS também tem na estrutura um setor destinado à produção e atualização do Cartão SUS. Documento primordial para iniciar o atendimento no local. A carteirinha vacinal também funciona da mesma forma. É na UBS que são aplicadas praticamente todas as vacinas preventivas da rede pública, por livre demanda. Atualmente, a vacina contra a Covid-19 também está sendo aplicada nas UBS do município.
Agentes Comunitários de Saúde
Para completar as UBS também contam com os serviços dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que são os responsáveis por fazer a busca ativa da área de cobertura da unidade. “Com isso temos um alcance maior da população carente, inclusive os acamados ou severos que não conseguem vir até à UBS. Recentemente, os ACS receberam tablets, que integram as informações dos pacientes, através do aplicativo E-SUS Território, que disponibiliza esses dados em plataformas do próprio Ministério da Saúde. Eles fazem o cadastro com mais agilidade, já na residência do paciente e têm acesso ao sistema para mandar o médico para fazer o atendimento e encaminhamento, se necessário.
Confira as especialidades que podem ser encontras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Amadeu Vivacqua
- Psicólogo (terça-feira);
- Serviço Odontológico: Clínico Geral
Enfermeira Zezinha
- Nutricionista;
- Psicólogo (quinta e sexta-feira);
- Serviço Odontológico: Clínico Geral
Carlos Barreto
- Serviço Odontológico: Clínico Geral
Hiroshi Matsuda
- Fonoaudiólogo;
- Ortopedista;
- Psicólogo (quarta-feira);
- Serviço Odontológico: Clínico Geral e Endodontia
Jaime Pinto
- Psicólogo (segunda-feira);
- Serviço Odontológico: Clínico Geral
João Batista Bezerra
- Psicólogo (segunda a sexta-feira);
- Serviço Odontológico: Clínico Geral 09 C.S Laranjeiras
- Serviço Odontológico: Clínico Geral, Endodontia e Periodontia
Dr. Emerson Caselli
- Serviço Odontológico: Clínico Geral e Prótese
Pedro Cavalcante
- Fonoaudiólogo;
- Nutricionista
Mariana Moraes
- Serviço Odontológico: Clínico Geral
Edivan Xavier
- Serviço Odontológico: Clínico Geral
José Pereira de Araújo
- Serviço Odontológico: Clínico Geral
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jéssika Ribeiro