Educação: Alunos da rede municipal de ensino conhecem cursos da Unifesspa
Um grupo de 35 alunos do 9º ano da Escola Municipal Jonathas Pontes Athias, na Nova Marabá, visitou o campus 3 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no Residencial Cidade Jardim, nesta quinta-feira (9), para conhecer os cursos e a estrutura técnica da instituição.
A ação faz parte do Programa de Residência de Língua Portuguesa da Unifesspa e a Escola Jonathas Pontes Athias foi uma das instituições convidadas. Esse programa foi criado pelo Professor Abílio Pacheco com o objetivo de aproximar os estudantes das escolas públicas com a universidade, como explica Gabriela Carvalho, graduanda de Letras.
“É um momento de agregar muito conhecimento, não só para nós, alunos da universidade, como também os alunos da escola pública ter esse contato com os professores que já estão lá muitos anos trabalhando, essa troca de experiência, porque nós, alunos da graduação, ter essa troca da prática com a teoria, então a residência pedagógica veio para agregar, ela veio para somar com a escola pública e também para trazer muitos projetos para que os alunos sejam beneficiados”, ressalta.
Durante a visita, os alunos conheceram os Laboratórios de Biologia e de Matemática, a Biblioteca e o Instituto de Letras, Linguística e Artes (ILLA). A professora de Língua Portuguesa Daniela Froz, da escola Jonathas Athias, revela a alegria pelo convite da Unifesspa.
“Recebi o convite do professor Abílio no ano passado e me senti muito feliz por essa parceria da Universidade com a Escola Pública, e hoje nós estamos concluindo um projeto que foi lançado desde o início do ano, a partir de um tema da própria SEMED, através de um um concurso de redação, “Tecendo Histórias no Lugar Onde Vivo”, e muitos desses meninos, desses jovens, eles não conhecem espaços importantes da nossa cidade, como a Unifesspa, e esse é um momento importante para eles”, relatou.
Na avaliação do professor José dos Santos, diretor da Faculdade de Ciências Biológicas da Unifesspa, este é um momento de amadurecimento para que se faça a escolha profissional para o futuro de cada um deles.
“Essa oportunidade de visita é justamente pra tentar, amadurecer e vislumbrar, enriquecer esse interesse que, muitas das vezes, o aluno já ouviu falar, mas não tem um conhecimento prático da coisa, imagina uma determinada profissão que fala, ‘poxa, eu acho que eu posso fazer isso’, mas não sabe do que se trata, ou, muitas das vezes, tem conhecimento de uma profissão, mas não sabe que curso seguir para chegar lá. Então, acho que essas visitas são importantes para tirar essas dúvidas, ter contato com os profissionais é muito importante”, relata o professor.
Para os alunos, foi um momento de conhecer, tirar dúvidas com os professores, e aproximar-se de uma universidade pública, que, possivelmente, cada um deles, terão uma história para contar sendo aluno da instituição.
“A estrutura me chamou a atenção, é um lugar organizado, bem programado, com áreas para trabalhar, que tem vários cursos também. Que creio que talvez eu possa me interessar por algum”, disse Azack da Silva Rodrigues, 15 anos.
“Muitas coisas chamam a nossa atenção principalmente as áreas de que eu mais gosto, no caso são biologia e matemática. E muitos lugares novos que a gente tá conhecendo e aí já começa também a amadurecer uma ideia para saber o que é que vamos fazer aqui na universidade. Com certeza, começa a abrir novas áreas para gente que não conhecia”, disse John Waylon Soares Araújo, 14 anos.
“Eu acho que basicamente tudo me interessou, tanto a estrutura do prédio, porque é um lugar novo, as salas. Até agora a gente só ouviu sobre a universidade, mas eu acho que me interessei pela Biologia que é uma das áreas que mais pega tudo em geral, tanto na área da natureza e vida”, disse a aluna Ana Clara Silva Santos, 14 anos.
Outra turma da escola também fará a visita no período da tarde.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio