Saúde: Grupos prioritários são imunizados com vacina bivalente contra a covid-19
Em todo país, iniciou uma nova etapa da campanha de vacinação contra a covid-19, agora com a vacina bivalente. Em Marabá, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) já foram abastecidas com as doses do imunizante da Pfizer. Nessa fase, o reforço protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes, como por exemplo, a Ômicron, e é destinado aos idosos acima de 70 anos; pacientes imunossuprimidos a partir de 12 anos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência, como o Lar São Vicente de Paula.
O aposentado João Maria Cunha, 75 anos, chegou cedo até a UBS Laranjeiras e garantiu a dose da vacina bivalente. “Quero viver e tem muita gente dizendo que não vai tomar mas eu já estou na quinta dose e alerto as pessoas que procurem a vacina, pois a doença não é brincadeira, devemos nos prevenir”, alertou o aposentado.
Maria Madalena dos Santos, 70 anos, também foi atendida na UBS do bairro Laranjeiras e disse que a vacina é a melhor proteção contra o vírus, “Eu digo para as pessoas vir se vacinar, pois vacinando estão se protegendo da doença e se vacinando estão mais resistentes, então é importante vir logo”, recomenda.
De acordo com Fernando Gomes, coordenador do Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, para receber a bivalente, aqueles que estiverem nos grupo prioritários devem ter recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente. Além disso, o reforço poderá ser aplicado somente naqueles que receberem a última dose há mais de 4 meses.
“Iniciamos a campanha da bivalente e estamos começando com uma faixa etária de 70 anos a mais e pessoas imunossuprimidas e todos nesta faixa etária devem procurar as unidades de saúde para se proteger da Covid-19, pois hoje estão surgindo novas variantes e em razão dessas variantes foram criadas a nova vacina, que é a bivalente, os demais públicos devem esperar a chamada das próximas etapas”, explicou Fernando Gomes.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom