COVID-19: Dose de reforço será aplicada em pessoas com mais de 18 anos que tenham 06 meses da 2ª dose
Também será feita antecipação da 2ª dose para viajantes internacionais, que tenham pelo menos 21 dias da Pfizer e 28 dias da Astrazeneca
A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Saúde do município, em cumprimento a nota técnica nº 05/2021/SESPA, aplicará a 3ª dose da vacina em todas as pessoas com mais de 18 anos que tenham 06 meses completos de intervalo da 2ª dose.
Viajantes Internacionais
Além disso, pessoas que vão viajar para destinos internacionais poderão antecipar a 2ª dose dos imunizantes, sendo preciso intervalo mínimo de 21 dias da 1ª dose de Pfizer e 28 dias da 1ª dose da Astrazeneca. Os viajantes internacionais, que tomaram as duas doses de Coronavac, poderão receber a terceira dose de outro imunizante, desde que tenham intervalo mínimo de 28 dias da 2ª dose. Lembrando que é necessário apresentar comprovação da viagem internacional. As orientações podem ser estendidas a outros familiares (pai, mãe, filhos e cônjuges) sendo comprovada a viagem ao exterior.
Mutirão de vacinação
Lembrando que até sexta-feira (12), há dois locais de vacinação: Shopping Partage, de 10 às 17 horas, e Maçonaria do Novo Horizonte, de 8 às 17 horas. E na sexta-feira (12), também em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, de 8 às 17 horas. O mutirão de vacinação abrange as 1ª, 2ª e 3ª doses.
3ª dose
As demais pessoas podem antecipar a 2ª dose de Pfizer ou Astrazeneca desde que tenham 8 semanas da 1ª dose. Além das pessoas com mais de 18 anos que tenham seis meses completos da 2ª dose, tomam a de reforço os imunossuprimidos, com 28 dias ou mais da 2ª dose, que devem apresentar atestado ou laudo médico especificando o motivo da vacinação.
São considerados imunossuprimidos, pessoas com o sistema imune deficiente seja por um doença congênita ou outras condições, a exemplo de pacientes em tratamento oncológico, em hemodiálise, transplantados, com HIV/AIDS e ainda pacientes com imunodeficiência primária grave e pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatripina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe e Abatacepte.
Secom/PMM