Saúde: Etapa urbana da campanha de vacinação antirrábica imunizou mais de 28 mil animais
A campanha de vacinação antirrábica, realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), finalizou a etapa de imunização de cães e gatos em toda a zona urbana de Marabá e acontecendo agora para a zona rural do município. Na primeira etapa foram vacinados 17.345 cães e 10.711 gatos, somando mais de 28 mil animais. A meta agora é vacinar entre 6 e 7 mil animais nas vilas, projetos de assentamento e vicinais. Nos últimos anos, Marabá alcançou a meta de vacinação.
A campanha iniciou no dia 25 de setembro no núcleo Morada Nova e seguiu por todos os bairros dos núcleos São Félix, Nova Marabá, Marabá Pioneira e Cidade Nova. No último dia 4 de novembro, a campanha encerrou na zona urbana com a vacinação na Vila São José.
“O resultado foi dentro do esperado. Esse ano foi um sucesso a campanha. O resultado que nós esperávamos na campanha, nós alcançamos. A campanha foi um sucesso na zona urbana e esperamos que na zona rural seja um sucesso também”, ressalta Flávio Ferreira da Silva, coordenador do CCZ.
O mutirão, além dos agentes do CCZ e de combate a endemias, estudantes de medicina veterinária, agentes de conservação cedidos pelo Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), carro cedido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), ônibus cedido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), Exército e agentes comunitários de saúde. Em alguns dias, a campanha contou com 90 agentes em campo.
A campanha de vacinação é importante porque a raiva é uma doença endêmica, com casos da doença em herbívoros como bovinos e equinos. No entanto, a cidade não registrou nenhum caso da doença em cães, gatos e humanos
“Isso se dá à logística da vacinação e da cobertura vacinal, que a gente cria uma barreira imunológica para que evita que esses animais sejam infectados e que a doença chegue ao ser humano”, reitera o coordenador.
A campanha na zona rural iniciou nesta segunda, 6, na Vila Josinópolis e, nesta semana, segue nas localidades Macaco Careca, PA Cupú, PA Bandeirante, PA Maravilha, Estrela do Norte, PA Serra Azul, Plano Dourado, Vila Tainá, Vila Boa Vista, Santa Marta, Murajuba e Cabo de Aço.
Entre os dias 13 e 17 de novembro, a campanha será realizada Vilas Santa Fé, Trindade, União, Capistrano de Abreu, Brejo do Meio, São Pedro, Panelinha, São Raimundo, Cinturão Verde, Nova Vida, Boa Esperança, Km 21 e 17.
Já entre os dias 20 e 30 de novembro, a imunização chega às seguintes localidades Sapecado, Sombra da Mata, Escada Alta, Vilas Piranheira, Lajedo, PA Liberdade, Canaã, Frutão, Cedrinho, PA Patuȧ, Vila Monte Sinai, PA Balão, Vila Itainópolis, Murumuru, Sarandi, Espirito Santo, Geladinho, Cristalândia e Jatobá.
A vacinação antirrábica continua na sede do Centro de Controle de Zoonoses, de domingo a domingo, para quem não pôde vacinar o animal.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes / Divulgação