Covid-19: Neste final de semana (29 e 30), a vacinação abrangerá crianças de 06 a 11 anos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abrirá calendário especial de vacinação contra a covid-19 em crianças de 6 a 11 anos, sem comorbidades, em cinco pontos da cidade, neste final de semana (29 e 30 de janeiro). Na Nova Marabá será no Shopping Partage, de 10 às 20 horas; na Marabá Pioneira será na escola Judith Gomes Leitão; no núcleo Cidade Nova no Sesi; em São Félix, no Sest Senat, e em Morada Nova, na Escola Pedro Peres. Nos demais pontos, o horário é das 8 às 18 horas. Até está sexta-feira (28), a vacinação continua normalmente para crianças com 11 anos sem comorbidades em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 08h às 12h e das 14h às 17h e no Shopping Partage das 10h às 17h.
Além do cartão SUS, é preciso apresentar a declaração preenchida.
Eva Souza levou o filho Adão Júnior para vacinar. Ela disse que toda a família já está conscientizada sobre a importância do imunizante contra a covid-19, por isso, o menino estava animado com o inicio do esquema vacinal. “É de grande importância. Igual eu e minha família fomos vacinados, meu filho também tem de vacinar. Toda família lá de casa agora está vacinada. A família toda está conscientizada”, disse.
Amanda Hadassa Alcantara foi levada pela mãe, a professora Roseli Oliveira, para receber a primeira dose da vacina contra a covid e estava muito feliz com o processo. “Foi ótima, a melhor vacina da minha vida, esperei muito por isso. Não doeu foi como a picada de uma formiga e já estou acostumada com formiga”, brincou Amanda.
“É esperança, vida, porque esperar?! Temos de estar do lado da ciência” enfatiza a professora, mãe da menina.
Quem também estava numa alegria só, era o João Eduardo Paoli, acompanhado da mãe, Ediana Borges. A professora fez questão de acompanhar todo o processo da vacinação cuidadosamente, inclusive verificando a temperatura e os dados contidos no frasco da vacina, tudo para deixar o filho totalmente seguro.
“A vacina não doeu, foi de boa. Eu vacinei porque tem vários de covid-19 e eu tenho bastante medo de pegar, ainda não peguei, tomara que eu não pegue e é bom a vacina”, argumenta.
“Eu trouxe para protegê-lo contra a covid-19. Eu pesquisei, vi vários profissionais, relatos e cheguei a conclusão de que vacinar é melhor do que não vacinar. Porque não vacinar a chance de pegar covid-19 e ter complicação é maior. Acho importante vacinar sim”, descreve a mãe.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento