Saúde: Vacinação contra covid-19 continua no Shopping Partage na segunda, 1º
Nos dias 03 a 05 de novembro, a vacinação acontece no Centro de Convenções, de 8 às 17 horas
Carlos César da Conceição Alves, de 31 anos, estava com a 2ª dose atrasada. Ele aproveitou a vacinação disponibilizada no sábado (30), no Partage Shopping, para atualizar a carteira de vacinação e agora está se sentindo mais seguro. “Devido ao trabalho, não pude vir antes, mas creio que daqui para frente vai ocorrer tudo bem e vamos ficar praticamente livre do vírus. Estou feliz”, expressa.
“É muito importante tomar a segunda dose, para complementar o ciclo de imunizante, está bem organizado, melhor que a primeira”, afirma Raiane dos Santos Costa, de 25 anos.
Estéfane Meireles da Silva Costa Oliveira, 22 anos, também tomou a 2ª dose, ela antecipou o reforço do imunizante, já que todos que tomaram Pfizer há oito semanas, podem antecipar. “Agora estou mais tranquila, a segunda dose passa uma confiança maior pra gente”, conta.
A vacinação contra Covid-19 continua nesta segunda-feira (1º), no Partage Shopping, das 10 às 17 horas. Estão disponíveis as 1ª, 2ª e 3ª doses do imunizante. Nos dias 3, 4 e 5, a vacinação muda de local e será disponibilizada no Centro de Convenções, das 8 às 17 horas, também 1ª, 2ª e 3ª doses do imunizante.
Tomam a 1ª dose todas as pessoas acima dos 12 anos, incluindo todos os grupos já chamados na campanha, entre eles as grávidas e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), lembrando que esse grupo precisa de prescrição médica para vacinar.
Pessoas com a 2ª dose atrasada ou marcada para esses dias da campanha devem se dirigir aos locais de vacinação. Vale ressaltar que pessoas que tenham oito semanas da 1ª dose do imunizante Pfizer podem antecipar a 2ª dose.
Já a terceira dose é destinada a idosos e profissionais de saúde com intervalo de 06 meses da segunda dose, bem como pessoas imunossuprimidas desde que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, 28 dias. Para ser vacinado, é necessário apresentar cartão SUS, cartão de vacinação, documento de identidade, declaração preenchida, cujo modelo está no site da prefeitura (confira abaixo), e laudo atestando o motivo para a vacinação para quem for.
São considerados imunosssuprimidos, pessoas com o sistema imune deficiente seja por um doença congênita ou outras condições, a exemplo de pacientes em tratamento oncológico, em hemodiálise, transplantados, com HIV/AIDS e ainda pacientes com imunodeficiência primária grave e pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatripina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe e Abatacepte.