SMS: A Secretaria de Saúde tira dúvidas sobre a vacinação contra a covid-19
As vacinas contra a Influenza e contra a covid-19 continuam à disposição da população nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, por isso, quem ainda não buscou os imunizantes deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo de casa para garantir as doses das vacinas e fortalecer a saúde contra os vírus que circulam por todo o país.
Mônica Borchart, diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta a população sobre a necessidade da imunização e esclarece as dúvidas mais frequentes entre os marabaenses.
Quem deve tomar a terceira dose?
Todas as pessoas acima dos 18 anos, com intervalo de 4 meses entre a segunda dose e a terceira dose.
Por que o município ainda não está vacinando as crianças contra a covid?
Saiu uma nota técnica essa semana para a vacinação das crianças, porém, o nosso município ainda não recebeu a vacina. Ainda está acontecendo treinamento sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos, e assim que recebermos a vacina, começaremos o processo. Nosso município tem por volta de 58 mil crianças nessa faixa etária.
Quem tem sintomas da gripe pode se vacinar contra a covid?
Não. O indicado é esperar o organismo se estabelecer e depois tomar a vacina.
As duas vacinas (influenza e covid) podem ser tomadas no mesmo dia?
Pode. A primeira nota era que não podia tomar, mas já saiu outra nota falando que uma vacina não influencia na outra, então pode tomar as duas vacinas no mesmo dia.
Funcionamento da vacinação nas UBS
Todas as Unidades Básicas de Saúde devem abrir para vacinação contra covid das 08h ao 12h, e das 14h às 17h, porém a gente sabe que muitas das vezes estamos com falta de servidores por função de síndrome gripal, atestado médico, e em função disso, as unidades se adaptam. Lembrando que tem situações, como exemplo, a CoronoVac, são dez doses, então se a pessoas vai às quatro horas da tarde, a gente não consegue abrir. Porque vamos perder nove doses. Então que a população vá no início da manhã ou da tarde se vacinar, que é muito mais fácil.
A dose de reforço sempre é a Pfizer?
Sempre, é nota técnica, sempre será a Pfizer.
Porque a minha segunda dose ainda não aparece no aplicativo ConecteSUS?
Precisamos lembrar que o aplicativo sofreu um ataque de hackers, porém continuamos a vacinação. Então quando continuamos vacinando sem colocar no sistema tivemos um atraso significativo em relação a isso. Lembrando que o Conecte SUS ainda está com instabilidade, estamos alimentando-o, inserimos as informações, mas leva um tempo de 10 dias para aparecer no sistema. O ideal é sempre andar com a carteirinha e verificar se a dose entrou no sistema. Qualquer problema pode vir aqui na secretaria pra gente verificar.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Arquivo