Covid-19: Após mutirão, vacinação em crianças continua nas Unidades Básicas de Saúde
A vacinação contra a covid-19 segue durante a semana em todas as Unidades Básicas de Saúde, para pessoas a partir dos 5 anos de idade, bem como a aplicação da 1ª e 2ª dose para adolescentes e jovens. A 3ª dose pode ser aplicada em pessoas com mais de 18 anos que tenham quatro meses de intervalo da 2ª dose. No momento, apenas algumas Unidades Básicas de Saúde dispõe do imunizante Pfizer. Estamos aguardando novas remessas do imunizante. Para vacinar, a criança deve estar acompanhada de um responsável legal, apresentar cartão SUS.
Neste final de semana, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mutirão de vacina para a família que movimentou o Shopping Partage. Crianças e adultos marcaram presença no local de vacinação em busca de proteção contra o coronavírus.
A pedagoga Thaiz Milena e o filho Davi Luiz, de 6 anos, estavam com sorriso estampado no rosto após receberem a dose de esperança. “Temos de prevenir né?, ainda mais crianças agora no período das escolas. A minha é a terceira e graças a Deus tá dando tudo certo. Nós perdemos familiares, então, não podemos ficar sem”, pontua.
“A vacina foi boa, não doeu. Vou tá protegido contra a covid-19″, afirma Davi.
Leandro Macedo levou o filho Samuel, de 9 anos, para vacinar e disse que em nenhum momento teve dúvidas de imunizar o filho contra o vírus causador da covid-19. “A gente sabe da importância que a vacina tem tanto para adultos quanto para crianças. Eu estava só esperando o momento certo pra trazer, nós conversamos, conscientizando sobre a imunização”, disse o técnico em informática.
Com o filho nos braços, Vanessa Leite, e o marido Pedro, também foram reforçar a imunização com a terceira dose da vacina. “É importante me imunizar e imunizar meu filho através da amamentação. Estava ansiosa já, explana a gestora pública.
Lua Clara Moreira, de 6 anos, foi levada pela mãe para iniciar o esquema vacinal e demonstrou coragem. “Doeu mais ou menos, mas tomei a vacina por causa da covid-19″, avaliou a pequena.
Clara Moreira Vanessa Leite e o marido Pedro
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio