SMS: Devido baixa procura, Secretária de Saúde realiza vacinação no Partage Shopping
Agora testes para detecção de covid podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde
A partir dessa quarta-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) começa mais uma a campanha de vacinação contra Covid-19, Gripe (Influenza) e Sarampo, no Partage Shopping. A vacinação segue até sexta-feira (8), das 12 às 17h. Importante levar RG, CPF, cartão SUS e Carteira de vacinação.
Em relação à Covid-19, todas as doses estarão disponíveis, incluindo a segunda dose de Pfizer. “Teremos vacina da CoronaVac, Astrazeneca, Janssen e Pfizer. Infantil e adulta. Lembrando para quem tomou a primeira dose de Pfizer, que a segunda dose de Pfizer já está disponível novamente. ”, informa a diretora da Atenção Básica da SMS, Sheila Macedo.
Todos acima de 12 anos são o público-alvo da vacinação contra a Covid-19. Lembrando que para tomar a 3 ou a 4ª dose é necessário um intervalo de 4 meses da dose anterior. Já a vacinação contra o sarampo é voltada para crianças acima de seis meses a menores de cinco anos e profissionais de saúde, enquanto a vacinação contra a gripe está liberada para todas as pessoas acima dos seis meses de vida.
A procura pelas doses complementares do esquema vacinal da Covid-19 estão abaixo do previsto. De acordo com a Info Tracker, plataforma de monitoramento da pandemia da Universidade de São Paulo (USP), seis em cada dez mortos e internados pela doença, entre março e junho deste ano, não tomaram a terceira dose da vacina.
“Em relação à nossa expectativa de 256 mil habitantes, hoje praticamente estamos na faixa de 183 mil vacinados com a primeira dose. Para a segunda dose estamos com uma diferença de 50 mil pessoas que não completaram o esquema primário. Hoje, nós estamos apenas com 35 mil e poucas pessoas vacinadas com a terceira dose. E a quarta dose ainda mais baixa”, explica Fernando Gomes, coordenador de Imunização da SMS.
Testes Covid-19
Os postos de saúde também estão realizando os testes para Covid-19. “As pessoas precisam se referenciar e vai ser feito mediante a avaliação. Você chega na UBS, fala seus sintomas e um médico irá dizer se você necessita fazer o teste ou não. Caso necessário, ele é feito lá na hora. O pessoal está direcionando dentro das UBS’s”, explica a diretora do DAB, Sheila Macedo.
É importante ressaltar que os cuidados com a Covid-19, como uso de máscara em quem está com sintomas de síndrome gripal ou em postos de saúde, assim como o uso de álcool em gel e manter as mãos sempre limpas, ainda são medidas que devem ser adotadas por todos com intuito de diminuir os riscos de contrair a doença.
Grupos de risco, idosos e pessoas que estão com imunidade baixa devem tomar cuidado redobrado. Todas as unidades básicas de saúde dispõem dos imunizantes. Basta a pessoa se dirigir a uma UBS e apresentar a carteira de vacinação, cartão SUS e documento oficial com foto.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento e Paulo Sérgio