Covid-19: Vacinação infantil, de adolescentes e adultos acontece nas Unidades de Saúde
A vacinação contra a covid-19 ainda é o melhor combate contra o coronavirus e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem garantido que as doses da vacina estejam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (SMS) do município e para todos os públicos com idade para a vacinação. O município já vacinou 180.835 mil com a primeira dose, 127.317 com a 2ª dose e com a terceira 18.754. Em relação às crianças, a adesão ainda está baixa, menos de 4 mil iniciaram o esquema vacinal. Lembrando que a quarta dose está disponível para os imunossuprimidos, que tenham 4 meses da terceira dose, sendo necessário levar laudo.
Com tranquilidade e convicção da importância da 3ª dose, Lucas da Silva, 21 anos, buscou a Unidade Básica de Saúde Enfermeira Zezinha, na Folha 23, nesta terça-feira (08). “Acredito muito na ciência e se estão recomendando a terceira dose, a gente tem sim que tomar todas as vacinas, porque não é só a gente, de quem vamos estar cuidando, mas sim do coletivo. Então é muito importante sim seguirmos todos os passos. Inclusive meu pai, que é militar, tomou todas as doses e incentiva as pessoas a se vacinar”, ressaltou o estudante de economia da Unifesspa.
Lucas da Silva
Todas as Unidades Básicas de Saúde do município tem a própria organização para a vacinação. Na UBS Enfermeira Zezinha, a vacinação contra a covid-19 funciona com demanda livre nos horários de 08h da manhã até 12h, e das 14h até às 17h, de segunda a sexta-feira.
“Estamos fazendo todas as doses [1ª,2ª e 3ª]. E fazendo também a vacinação infantil contra a covid-19, para crianças a partir dos 5 anos de idade, inclusive convidamos a toda a população a nos procurar, principalmente aquelas que precisam completar o esquema vacinal, tomar a terceira dose”, enfatiza o enfermeiro Felipe Araújo, gerente da UBS.
Na Unidade Básica de Saúde Mariana Moraes, no KM 07, o pequeno Nícolas também se imunizou e virou o garoto propaganda da UBS.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento