Veraneio: Defesa Civil de Marabá atua no combate às queimadas e na segurança de banhistas
Durante o mês de julho, a Defesa Civil Municipal está atuando em duas frentes para resguardar a segurança da população. Na Brigada de Combate a Incêndios, a missão principal é combater queimadas, evitando assim os riscos e prejuízos causados por elas. Já no Posto de Apoio da Defesa Civil, na praia do Tucunaré, o objetivo é orientar os veranistas para que aproveitem o período da melhor maneira possível.
Na praia do Tucunaré, 14 agentes da Defesa Civil trabalham aos finais de semana, das 9h da manhã às 18h, na orientação aos banhistas e no socorro em casos de afogamento. Para garantir a segurança dos veranistas, foi demarcada a área exclusiva para banho, a fim de evitar qualquer acidente com as embarcações.
Neste ano, uma novidade é que os agentes estão distribuindo pulseiras para as crianças, onde podem ser colocados o nome da criança, dos pais e um telefone para contato. Neste mês, duas crianças perdidas na praia foram encontradas pelos agentes da Defesa Civil, ambas não utilizavam a pulseira. Outras ocorrências de menor gravidade aconteceram e, de uma maneira geral, tem sido um verão tranquilo na praia mais famosa de Marabá.
Em casos de menor complexidade, como cortes em vidro, por exemplo, há o kit de primeiros socorros para os atendimentos básicos. Em casos mais graves, a parceria com o Corpo de Bombeiros permite que duas lanchas sejam usadas para o transporte de pessoas à terra firme, bem como a disponibilidade de uma ambulância.
O brigadista Ricardo Corrêa, que atua aos finais de semana na praia do Tucunaré, explica o trabalho dos agentes que atuam no Posto de Apoio da Defesa Civil, principalmente na orientação aos banhistas.
“Nós auxiliamos o Corpo de Bombeiros, além de fazermos o controle de crianças perdidas e o apoio na água, para ajudar no caso de algum resgate. Fazemos o trabalho de orientação. E sempre que alguém ultrapassa a área demarcada, aconselhamos retornar para evitar acidentes com as embarcações e as pessoas têm compreendido”, esclarece, complementando que “a orientação é ter cuidado com as crianças, principalmente, e evitar jogar lixo na praia. A gente orienta da melhor forma possível, mas a conscientização das pessoas é muito mais importante”.
Combate ao fogo
Durante o final de semana, um incêndio de grandes proporções aconteceu em um terreno baldio na Folha 33, núcleo Nova Marabá. A denúncia chegou pelo telefone de atendimento da Brigada de Combate a Incêndios e, prontamente, a equipe de 12 brigadistas se dirigiu ao local, a fim de realizar os primeiros procedimentos de neutralização das chamas. Logo, o Corpo de Bombeiros e o Linha Verde de Marabá, vinculado ao Disque Denúncia do Sul e Sudeste do Estado e parceiro da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), foram acionados e somaram esforços para conter o incêndio.
Os primeiros procedimentos foram o uso de abafadores e das mochilas costais, que armazenam 20 litros de água. Também foi utilizado o caminhão pipa da Semma com capacidade para armazenar 20 mil litros de água. A equipe logo constatou que o fogo iniciou a partir da queima de lixo, que perdeu o controle. O autor do crime ambiental não foi identificado.
O brigadista Juniel Torres faz parte da Brigada de Combate a Incêndio há três anos e participou da ação na Folha 33. “Nós pedimos que as pessoas tenham cuidado e evitem realizar queimadas de qualquer tipo e, assim, evitar fumaça. Nós estamos diante de uma pandemia, então é necessário tomar cuidados para preservar a saúde”, ressalta.
Serviço
O Posto de Apoio da Defesa Civil funciona aos sábados e domingos, das 9h às 18h, na praia do Tucunaré. A Brigada de Combate a Incêndios recebe denúncias pelo número (94) 999291364. Já os contatos do Linha Verde são 94 3312-3350/98198-3350 / 99233-0523, além do app do Disque Denúncia do Sul e Sudeste do Pará, que pode ser baixado na loja de aplicativos dos aparelhos celulares.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sérgio Barros / Divulgação Defesa Civil