VERÃO 2017: VERANISTAS SE SENTEM MAIS SEGUROS NA PRAIA DO TUCUNARÉ
No mês de julho, a movimentação na Orla Sebastião Miranda é intensa principalmente aos domingos durante todo o dia. Por isso, logo que chega ao local, o veranista já se depara com a estrutura montada pela prefeitura. O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano isola o trecho das ruas que dão acesso aos pontos de embarques. Lá o trafego permitido é somente o de pedestres.
Na travessia do rio, o cuidado é com o uso do colete salva-vidas. Seja nos barcos ou nos rabetões, todo mundo precisa usar. O importante é garantir a segurança. Para quem não sabe nadar a preocupação deve ser ainda maior. Já que para chegar à praia, a travessia do rio é inevitável, o jeito é colocar o equipamento sem pensar duas vezes.
Ao pisar nas areias do balneário, o encontro não é só com a bela ilha, mas também com centenas de pessoas em busca de lazer. Tem gente que vai acampar, outras pessoas preferem passar apenas o dia, mas todos querem algo em comum, diversão com segurança.
Na Praia do Tucunaré, os Bombeiros estão atentos aos movimentos dentro da água. O subtenente Bombeiro Brazão, destaca que 50 homens estão apostos nos balneários da cidade neste verão. Ele explica que os guarda-vidas estão espalhados por toda a extensão da praia. “Estamos orientando os banhistas, principalmente os pais, a não deixarem seus filhos sozinhos na água. Se for beber não trazer as crianças para a praia. Ao embarcar exigir dos barqueiros os coletes salva-vidas e se porventura alguém for esporado por animais marinhos ou se sofrer outro tipo de ferimento procurar a barraca dos bombeiros instalada na areia”, alerta o militar.
Já o Guarda Presley disse que a Guarda Municipal está atenta para evitar os excessos. As rondas são constantes. “Nossa ação de início é preventiva, estamos aqui para junto com a Policia Militar e os Bombeiros prevenir qualquer incidente que venha ocorrer no veraneio”, ressaltou o guarda.
Muitos turistas sentiram a sensação de segurança ainda na Orla. Para eles a organização e as ações da prefeitura têm surtido bons efeitos. Quem visitou o balneário pela primeira vez garante retorno e elogiou a administração da cidade.
Mas para manter o clima ainda mais agradável, os veranistas têm de contribuir com o Meio Ambiente, lembra Maria Helena Rocha, presidente do Instituto Nacional de Defesa Ecológica e Vigilância Ambiental (INDEVA). Há uma década o instituto trabalha na conscientização ambiental no balneário e ela observa que ainda falta a colaboração dos veranistas em relação aos cuidados com o lixo. A ação em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem dado certo, no entanto, ainda há muitas pessoas seguindo os passos do Zé Lixão, espalhando sujeira pela areia e até mesmo dentro do rio. “As pessoas acham que o poder público e ou outras pessoas têm a responsabilidade de fazer a limpeza e a nossa maior dificuldade é fazer com que elas entendam que cuidar do Meio Ambiente é responsabilidade de todos”, destaca Helena.