Verão 2022: Praia do Tucunaré é o destino mais procurado no veraneio de Marabá
O mês de julho é o auge do verão marabaense e o destino mais procurado é a Praia do Tucunaré. Balneário mais badalado e querido da população e dos turistas que visitam a cidade nesta época do ano, em busca de lazer. A beleza natural é o maior atrativo para quem frequenta o lugar.
Para chegar à praia é preciso utilizar transportes aquáticos. Os barcos e rabetas ficam disponíveis nos pontos de embarques, na Orla de Marabá. A travessia custa R$5,00 por pessoa e dura em torno de 5 minutos. Na praia, os visitantes podem optar pelas barracas que colocam suas mesas dentro da água, servindo comidas e bebidas ou ficar nos acampamentos. Tem ainda aqueles que preferem levar o próprio guarda-sol e cadeiras, montando seu próprio espaço temporário na areia.
Travessia é fonte de renda dos barqueiros
A história de Joaquim Feitosa com a travessia do Rio Tocantins já dura 60 anos. Ele perdeu a conta do número de barcos que teve, mas Zé Roberto, o atual barco que leva o nome de um dos filhos, continua garantindo a renda da família. Ele relata que começa a trabalhar na travessia de veranistas, ainda no mês de maio, quando surge a primeira ponta de areia e só se despede da estação, quando as areias são cobertas novamente pelas águas.
“É o tempo em que a gente ganha um dinheiro”
“É um bom trabalho, é o tempo em que a gente ganha um dinheiro. Esse ano o movimento está razoável, principalmente no fim de semana. A partir das 7 horas da manhã eu já estou por aqui e só vou embora à noite. O meu serviço só é esse. Não tenho outra coisa pra fazer e quando o verão acaba, o barco fica amarrado”, destaca o barqueiro.
Reginaldo Moreira atua como ajudante há 6 anos. Para ele, além de ser uma fonte de renda, a travessia é também um trabalho divertido que o motiva todos os dias.
“Fora do verão, a gente faz outro tipo de serviço, mas no tempo da praia, a gente vem porque gosta. Todo mundo espera esse momento até mesmo porque é férias, muitas pessoas querem curtir e brincar”, comenta o jovem.
Veranistas buscam a praia todos os dias em julho
Com fácil localização, a Praia do Tucunaré torna-se um referencial para quem quer curtir as férias e relaxar. Na manhã desta quinta-feira (14), Luzia Maria dos Anjos aguardava o restante da família na orla, para atravessar o Tocantins rumo à famosa praia de água doce. É costume da família levar um pouco de tudo, bebidas e comida são acondicionados adequadamente para o transporte. No grupo de Luzia, alegria e consciência tem de sobra.
“Sempre esperamos essa época do verão para curtir um pouco. Vai irmão, irmã, cunhada, sobrinhos. Procuramos ir no meio de semana para as crianças curtirem melhor. Levamos de tudo, água, refrigerante, suco, frutas e o lixo nós cuidamos, levamos sacolinhas e ensinamos as crianças a não jogar areia e nem água para não poluir”, pontua a operadora de caixa.
Jefferson da Silva está a passeio em Marabá com a família e uma das programações é a Praia do Tucunaré.
“Viemos passear na cidade e ir à praia. Eu acho uma praia excelente para passar o fim de semana, acampar, é muito boa. Todos os anos, a gente vem para aproveitar as praias com as crianças”, disse o operador de máquinas.
A dona de casa Maria Iracildes do Nascimento também gosta de aproveitar o verão marabaense.
“De vez em quando eu e a minha família se programa para vir. Achamos muito bom, moramos aqui há 33 anos. Eu gosto de tomar banho, ver gente bonita, tudo é muito bom”, destaca a moradora do Bairro Nossa Senhora de Aparecida.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Jéssica Brandão e Jordão Nunes