Verão 2023: Equipes da Prefeitura iniciam ações de demarcação e conscientização na Praia do Tucunaré
As equipes de segurança, fiscalização e turismo da Prefeitura de Marabá iniciaram nesta quinta-feira, 6, as ações de demarcação e zoneamento para definição de toda a localização das estruturas da Praia para o Verão 2023.
“Fizemos a reunião e hoje estamos trabalhando em conjunto com outros órgãos da prefeitura, para fazer o zoneamento dos barcos, rabeteiros e demarcação das estruturas , além de dar orientação para as pessoas que trabalham nas barracas. Defesa Civil, Semma e Semtur trabalham desde junho na orientação e conscientização pelo uso do colete, assim como no respeito à capacidade de pessoas em cada rabeta utilizada pelos rabeteiros”, comenta Marcos Andrade, diretor da Defesa Civil do Município.
Ele também destaca que todos os preparativos para dar segurança a quem trabalha ou se diverte no festejo já estão sendo feitos. “Já temos a barraca montada para todos os órgãos. A Secretaria de Saúde também vai trabalhar na praia com atendimento de primeiros socorros. Todos os preparativos para dar segurança foram alinhadas com a Guarda Municipal, DMTU e bombeiros”.
Atualmente já são 30 banheiros espalhados pela praia. Mais 20, serão postos essa semana. A ideia é que ao todo sejam 70 banheiros espalhados por toda a praia nas próximas semanas.
“A limpeza do banheiro já ocorre. Os garis dos rios também já estão atuando com a barraca de apoio da SSAM e pedimos que a população reeduque-se e ensaque seu lixo para que a eles passem recolhendo”, pede o coordenador do Departamento de Postura, Tulio Rosemiro.
A ambulante Maria Domingas dos Santos, que atende em uma barraca na praia, conta que o recolhimento está ocorrendo de forma consistente. “Tem pouco tempo que estamos aqui e o que está sendo proporcionado é importante para que os banhistas se sintam à vontade. A limpeza e organização estão boas. Os banheiros que colocaram são fundamentais para manter a praia limpa. Todo dia fazem a coleta pela manhã e final da tarde”, conta.
Túlio também destaca que a ação de hoje serviu para organizar os ambulantes e barracas. “Organizar e reiterar as exigências e proibições. Algumas barracas estão levando bebida em garrafa e isso é proibido. Viemos conscientizar e fiscalizar. Trabalho que posteriormente, a partir do fim de semana, será feito em massa aqui na praia”, destaca.
Ele também alerta a galera que acampa na praia para seguir as regras. “Pessoal do camping também tem que ter cuidado porque é proibido levar. Estaremos agindo com ações educacionais falando dos perigos”, completa.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) também atuará através do Departamento de Educação Ambiental (DEA), recebendo latinhas e garrafas e trocando por brinquedos para as crianças.
“Estaremos com projeto para chamar atenção de crianças e adultos para relação com o lixo. Se você trouxer trinta latinhas ou garrafas pets e trocar na barraca da Semma, a criança ganha um brinquedo. Uma maneira de ensinar a importância de não jogar lixo na praia.”, explica Janine Lage, diretora da Semma. A secretaria também distribuirá sacolas biodegradáveis e atua na fiscalização dos rios.
A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) também atuado em um projeto de divulgação da cidade. Em um primeiro momento está sendo feito o cadastro dos barqueiros para implementação de melhorias nos serviços.
“Vamos cadastrar, fazer levantamento com apoio da Postura e juntos faremos o melhor possível para que a praia seja atrativa, sobretudo com serviço, qualidade de atendimento e segurança. Hoje fizemos a primeira ação que é cadastrar os barqueiros para que possamos identificar várias informações que precisamos para implementar um melhor serviço de atendimento”, explica Isis Mourão, coordenadora da Semtur.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio