Seagri: Vila Brejo do Meio ganha Feira do Produtor Rural
Em 2023, as vilas Santa Fé, Sororó e Projeto de Assentamento Cupu também receberam as barracas padronizadas
A manhã do sábado (17), começou movimentada e cheia de novidades na praça da Vila Brejo do Meio, zona rural de Marabá, isso porque a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) entregou 10 barracas e 1 tenda para os produtores rurais da Vila e localidades vizinhas, provenientes da agricultura familiar, com apoio da Prefeitura.
De acordo com o coordenador do Departamento de Abastecimento da Seagri, Marcos Miranda, é a terceira entrega de barracas na zona rural. As vilas Santa Fé, Sororó e Projeto de Assentamento Cupu receberam em 2023.
“Essa ação é mais uma das nossas atividades que temos fomentado em apoio aos agricultores familiares. Aqui na região do PA Alegria e Brejo do Meio, existe um trabalho da Prefeitura onde há plantio de hortas, avicultura, dentre outros; e essa feira aqui é um resumo disso, porque nós temos trabalhado nesse apoio logístico, com as barracas e tendas, além de auxiliar no transporte da mercadoria dos feirantes dos PA’s próximos até a feira”, destaca Marcos.
A conquista é fruto de solicitações dos agricultores e com apoio da Associação em Defesa à Vida e ao Meio Ambiente (Adevima), situada na Vila, pela qual a Seagri percebeu a necessidade do apoio aos 25 produtores rurais da área.
A presidente da Associação, Aura Lúcia Craveiro, afirma que a entrega das barracas facilita a logística dos agricultores, que antes tinham que vender os produtos em Marabá.
“É um privilégio ver essas barracas chegando e os nossos produtores começando a expor os seus produtos de forma mais adequada e confortável, porque a gente sabe que para se locomover a Marabá fica mais difícil. Antes era consumido só em famílias dentro de casa, e hoje não. Hoje, eles estão podendo demonstrar aqui e até mesmo mandar para outras localidades, valorizando o produto do nosso produtor rural”, explana.
Quem aproveitou o movimento para garantir a feira, logo cedo, foi a cabeleireira Simone dos Santos, de 38 anos. A moradora da Vila afirma que a partir de agora ficou muito mais fácil adquirir produtos da região. “Eu achei que facilitou demais. Uma verdura fresquinha e direto do agricultor é algo maravilhoso”, comenta.
De longe, o que mais reflete nos produtos é a própria felicidade dos feirantes, que agora têm um espaço exclusivo, como revela Seu Luís de Souza Lopes, 59 anos, agricultor no PA Alegria há 24 anos.
“A gente pegava nossa produção e sempre levava pra Marabá, o que era mais difícil. Mas agora nós estamos muito felizes pelo apoio da Seagri, porque agora saiu do papel e está na prática, pois essa feira para nós aqui é um grande sonho que agora virou realidade. E eu tenho certeza que todos nós estamos agradecidos, eu, em nome de todos, quero agradecer a toda a equipe da Seagri e do Prefeito”, pontuou.
A mudança também deixou a produtora rural Geci Almeida, 53 anos, entusiasmada. “Estou muito feliz porque eu fui uma das que bati na tecla para o instituto e a Secretaria nos apoiarem, pois era muito difícil. A gente tinha que trazer os produtos da chácara e sair divulgando nos grupos da comunidade. Muitas vezes, a gente dava endereço de onde a gente estava, para as pessoas, mas não encontravam. Mas com a feira, as pessoas vão vir todas para cá, onde está todo mundo reunido, por uma única causa e tenho certeza que o trabalho tem que continuar, porque a comunidade está muito feliz com a feira. Dá pra ver o tanto de gente que já veio”, garante a agricultora.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes e Sérgio Barros (aéreas)