Círio 2023: Pacientes e servidores do HMM renovam a fé e a devoção com Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré
Um momento único, cheio de emoção, foi vivenciado nesta sexta-feira, 06 de outubro, no Hospital Municipal de Marabá com a visita da Imagem Peregrina da Virgem Maria. A peregrinação da imagem da santinha faz parte da programação que antecede o 43º Círio de Nazaré em Marabá, que acontece no terceiro domingo de outubro, dia 15.
Uma celebração foi realizada na capelinha do Hospital e reuniu muitos fiéis, que se emocionaram com as palavras do Padre Peterson Roberto da Silva. Toda a missa celebrada foi acompanhada por músicos da Fundação Casa da Cultura de Marabá.
O diretor administrativo do HMM, Fabrizzio Bastos, estava visivelmente emocionado diante da imagem de Nossa Senhora. “Estar com ela (imagem) aqui com a gente é muito especial, vamos caminhar com ela pelo hospital fortalecendo a parte espiritual, que é extremamente importante. Então, é só gratidão, só tenho que agradecer ao estado do Pará, eu sou de Belo Horizonte e me considero paraense e marabaense. Vou fazer cinco anos de Marabá, eu falo que eu sou filho dessa Terra”, frisa.
A servidora Nilce Sebastiana Freitas não conteve as lágrimas. “Hoje estamos acompanhando a nossa santinha, tivemos momentos difíceis durante a pandemia, perdemos nossos amigos e, hoje, estamos recebendo ela com todo amor e carinho e agradecer ela por tudo e que nos proteja todos os dias e que nos dê paz e saúde”, agradece.
A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, levada pelas mãos do Padre Peterson Roberto, percorreu as alas do hospital onde os pacientes internados puderam presenciar a imagem da Virgem e tocá-la, rogando bençãos e saúde.
A aposentada Maria Bernardo Brito aguardava o resultado de um exame, no corredor do hospital, e se emocionou com a passagem da imagem. “Estou emocionada com a Santa, é uma alegria do mundo, o coração está para saltar, se Deus quiser e com fé, vai dar tudo certo, fé em Deus, nós estamos lá firme e forte”, afirma.
Para o Padre Peterson, este é um momento de alegria e muita fé. “Este é o quarto ano que estamos aqui, com a imagem peregrina, a visitar os servidores e, sobretudo, os pacientes, que estão a essa casa aqui buscar saúde, alívio para o sofrimento. Nossa Senhora representa este alívio do sofrimento. A mãe sempre se põe próxima do filho que mais precisa. E os doentes são os que mais precisam do consolo, do abraço, da ternura, do apoio”, declara.
Toda a programação da visita da imagem de Nossa Senhora foi acompanhada pela secretária municipal de saúde, a enfermeira Mônica Borchart, que é devota fiel da santinha.
“Na minha casa também tem uma imagem da santa, que todo dia eu olho, todo dia ao sair de casa, eu peço que dê discernimento para nós. É uma missão muito difícil trabalhar em saúde, porque eu sempre falo que todo mundo precisa, todo dia renovar a fé, renovar a esperança, ter força para encarar todas as nossas dificuldades e vencer no final. Eu fico extremamente honrada de estar na presença, estar perto e sentir de todo mundo aqui nesse hospital e trabalhando em prol do próximo, independente da religião, tentar fazer o máximo que a gente consegue pelo próximo. Eu agradeço muito por esse momento, muito obrigada mesmo”, ressalta.
Confira outras fotos
Texto: Victor Haôr
Fotos: Karoline Bezerra