Esporte: Águia vence a terceira seguida e se aproxima da classificação
No duelo entre Águia e o Japiim, voou mais alto o azulão. O responsável por levar o time e a torcida às alturas foi o grandalhão Luan Parede, que subiu mais que todo mundo, em cobrança de escanteio aos 15 minutos do 1º tempo e marcou o gol da vitória por 1×0 sobre o Castanhal. Esse foi o primeiro gol do atacante na competição, que era um dos mais cobrados pela torcida.
“Agradecer a Deus. A gente que é atacante fica agoniado porque não está fazendo gol. Meu ponto mais forte é o gol de cabeça e ainda bem que hoje saiu. Sempre falando com professor Wando para jogarmos cada vez melhor”, comemorou o atacante.
Esta foi a vitória mais sofrida do clube de Marabá na competição. O time foi pressionado pelo Castanhal durante todo o jogo. Mas se segurou graças à uma boa partida da zaga, e boas defesas do goleiro e capitão do time, Gustavo Henrique.
“Jogo difícil, a equipe do Castanhal tem jogadores experientes e rodados, são uma das melhores equipes da competição. Mas focamos. Depois que o Professor Wando chegou, mexeu no nosso psicológico, na nossa mente. Estou concentrado para quando o clube precisar de mim, fazer as defesas necessárias”, comentou o goleiro após o jogo.
Ele também ressalta que o time tem passado por um grande desgaste físico pela quantidade de jogos seguidos, sem descanso, e que esse meio da semana servirá para o time se preparar melhor para a última rodada, em jogo que será realizado em Belém. “Muitos desacreditaram, mas a gente sempre acreditou que vai dar e vai dar. Estamos cansados demais pela sequência de jogos, mas vamos descansar e fazer uma grande partida contra o Remo”, comenta.
Apesar da pressão do Japiim, o Águia teve boas chances de contra ataques que não foram aproveitados. O jogo também ficou marcado por muitos lances polêmicos. Além da não marcação de alguns possíveis pênaltis, que geraram reclamação, houveram algumas expulsões para ambas as equipes.
“Confusão acontece, é do futebol. Vamos conversar e esperamos que não aconteça mais porque sempre deixa a gente em uma situação difícil, mas é algo que faz parte de um jogo nervoso e importante”, comentou o técnico Wando, ressaltando os problemas físicos enfrentados pela equipe.
“Desde que assumi, foram só 13 dias. Tivemos essa maratona e ainda tivemos que treinar. Hoje eles mostraram o tanto que se desgastaram. Foram na vontade, na raça. Terminaram o jogo quase todos exaustos, mas colocaram tudo em campo. Eles que mudaram essa situação. Uma semana pra se organizar e fazer um bom jogo contra o Remo”, destaca o treinador.
Arquibancada
O clima ajudou, o sol saiu e a torcida do Águia compareceu em bom número para acompanhar a partida. O final do jogo foi marcado por muita festa da torcida, que ecoou os gritos de “classificado”. Mas a classificação antecipada de verdade pode vir nesta segunda-feira (21), basta que o Paragominas não ganhe do Itupiranga, em jogo que será realizado no Zinho Oliveira, às 20h. Em caso de vitória de Paragominas, a decisão fica para a última rodada.
A advogada Rafaela Lopes, 30 anos, foi uma das que aproveitou para levar o filho João Miguel, 4 anos, para o estádio pela primeira vez. “Ele sempre queria vir, confesso que eu não acompanho futebol, mas ele pediu tanto que trouxe ele para assistir. Mas estou gostando do ambiente. Bem legal e agradável”, conta a mãe. “Estou gostando muito”, complementou a criança.
A fisioterapeuta do Renegados, campeão marabaense de 2021, Jucinei Lisboa, 22 anos, também aproveitou a tarde agradável para acompanhar a partida. É muito bom vir prestigiar um time que é da cidade e que esse ano está formado por muitos jogadores que são daqui, como o Guri, o Guga, o Gabriel, Coruja. Está sendo feito um ótimo trabalho. A cidade precisa dar essas oportunidades e vem dando”, reitera.
O coordenador da Secretaria Municipal de Esportes (Semel), Thyago Ferraz, que também prestigiou a partida, destacou a boa presença de torcedores. “É bom ver o esporte na cidade crescendo. Temos hoje um RexPa, temos uma final a nível nacional (Flamengo x Atlético-MG pela Supercopa), que aconteceu no mesmo horário. Mesmo assim a torcida compareceu e veio prestigiar o time no Zinho Oliveira”, ressalta.
Confira a classificação do grupo do Águia
- 1º – Paysandu – 14 pontos (6 jogos realizados)
- 2º – Águia de Marabá – 11 pontos (7 jogos realizados)
- 3º – Paragominas – 5 pontos (6 jogos realizados)
- 4º – Amazônia Independente – 4 pontos (7 jogos realizados)
Se classificam para próxima fase os dois primeiros colocados do grupo.
O último jogo do Águia na primeira fase da competição será contra o Remo, no sábado (26), às 15h30, no Baenão, em Belém.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes / Ronaldo Palheta