Zona Rural: Comunidade da Vila Café comemora chegada de água potável

(11 de fevereiro de 2021)

A comunidade da Vila Café, localizada a 19 quilômetros de Marabá agora já conta com água potável. Nesta semana a Prefeitura de Marabá (PMM) por meio da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), entregou aos moradores um chafariz novinho, beneficiando 45 famílias que vivem no vilarejo da Zona Rural. Os moradores também comemoraram outras benfeitorias realizadas pela Prefeitura. O requerimento foi do vereador cabo Rodrigo Lima, do partido Republicano.

O fundador da vila, Cícero Ribeiro dos Santos, 87 anos, está feliz com a melhoria que aguardava há tempos. Ele foi o primeiro a usar a água das torneiras para o consumo.

“Nós estávamos com grande necessidade de um chafariz. Não chegou tarde, chegou a tempo. Muita gente não tem poço fundo aqui. Estou muito feliz, não só eu, todo mundo da Vila Café. A vila tava meio feia, chegou maquinário, caçamba, arrumaram a estrada, melhorou bastante. A Vila Café tá bem feliz”, ressalta o aposentado.

Morador da Vila, Cícero Ribeiro dos Santos, 87 anos

Maria da Luz dos Santos, de 39 anos, mora há 14 anos na vila e está satisfeita com a chegada do desenvolvimento no vilarejo.

“Eu nunca tinha visto benfeitoria por aqui não. O prefeito lembrou de nós. Tá aí o que nós queríamos. Chegou Luz, lâmpadas, carro do lixo. Tá bem agora, tem chafariz, poço artesiano, pra nós pegar água boa, com qualidade”, ressalta a dona de casa.  

A diretora da EMEF João XXIII, Janha Cristina da Silva, é outra que comemora as ações da PMM por lá. O chafariz está instalado no terreno da escola, bem como, o poço de 70 metros de profundidade e a caixa d´agua, que abastece a instituição e agora também a comunidade. A escola foi totalmente reformada ano passado. Ela atende 120 alunos entre Educação Infantil e 9º ano. 

“Ela tinha sido reformada em 2005 no mandato do Tião de lá pra cá não tinha sofrido reforma. Graças a Deus ela foi reformada, forrou, pintou, trouxe o tratamento da água né, com poço artesiano que a gente não tinha. A melhoria é total”, afirma a diretora da Escola.

Diretora Janha Cristina

O agente de saúde, João Marcos de Oliveira, 27, acompanha a saúde das famílias no lugar. Para ele, as melhorias refletem na qualidade de vida das pessoas.

“Já fizemos uma ação extramuro no ano passado aqui, e agora recebendo essas melhorias, estamos agradecidos”, destaca o ACS.

João Marcos, agente de saúde

Autor de ofícios e requerimentos enviados à Prefeitura de Marabá, em benefício da Vila Café, o vereador cabo Rodrigo destaca que o chafariz encerra um ciclo de obras solicitadas ao longo de 2020.

“Eu vim visitar a Vila Café em fevereiro do ano passado. Não conhecia e encontrei uma vila abandonada. Eu fiz um relatório que enviamos ao prefeito e ele mandou executar aos poucos os serviços e na data de hoje a comunidade recebe um dos últimos benefícios que nós requeremos através do gabinete” comemora o vereador que revelou ainda ter uma emenda impositiva para a climatização da escola João XXIII.

Dentre os benefícios realizados pela PMM e requeridas pelo vereador na Vila Café estão: a restauração da Ponte, Km-743, às margens da ferrovia; poda das árvores que prejudicava o telhado da escola; iluminação pública com troca de lâmpadas; reforma da escola e a inclusão da vila na rota de lixo. A coleta é feita uma vez por semana. 

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nacimento