Zona rural: Comunidade da Vila Zé do Ônibus ganha nova Escola Yeda Carvalho da Silva

Uma grande festa movimentou a comunidade da Vila Zé do ônibus, zona rural de Marabá, região do Rio Preto. E a festa tinha um grande motivo, a inauguração da nova Escola Municipal Yeda Carvalho da Silva, substituindo a antiga escola construída de madeira há mais de 10 anos.

A nova escola tem capacidade para atender 280 alunos nos períodos da manhã e da tarde, um aumento de 133% no número de estudantes comparados com o ano anterior. A construção da escola foi realizada a partir de uma parceria com a empresa Buritirama Mineração. A empresa investiu cerca de R$ 500 mil na nova escola que será administrada pela prefeitura através da Semed. No novo prédio foram construídas 4 salas de aulas amplas, refeitório e pátio, banheiros adaptados para cadeirantes, cozinha, despensa, área de serviço, secretaria e sala para os professores.

A população lotou as dependências da nova escola para acompanhar a cerimônia de inauguração. Alunos, pais e servidores visitaram cada espaço que foi completamente decorado para receber a comunidade. “Nesse momento é um misto de gratidão e felicidade porque a partir de agora teremos um espaço digno e aconchegante muito melhor para receber nossos alunos e esse ano será de intensa aprendizagem e a nova escola é um sonho realizado”, disse emocionada a professora Rosilene Oliveira, diretora da escola.

Os alunos foram em todos os espaços e não pouparam palavras para elogiar a nova escola que irão estudar este ano. “Na outra escola era muito ruim, fazia muito calor e agora aqui tá bom em uma nova escola, salas novas, até alguns professores são novos. O que mais chama atenção é a sala dos computadores, pois eu nunca mexi no computador e agora vou ter oportunidade usar e aprender,” disse o aluno Kecilly Henrique de Silva e Silva, de 10 anos.

Diretores da empresa Buritirama Mineração também compareceram à cerimônia. Jorge Baptista, diretor administrativo e de recursos humanos do grupo, destacou a emoção que contagiava a todos, “Todos nós estamos tomados por muita emoção, queremos aqui agradecer a parceria e a oportunidade que a prefeitura nos deu para deixar plantada uma semente na região e termos a oportunidade de deixar um grande presente para essas crianças da comunidade. Dia 4 de fevereiro de 2020 é um marco para a empresa e para toda região”, destacou Jorge Baptista.

O diretor de operações da empresa, Michel Fontes, disse sobre a importância de criar um vínculo com a comunidade, uma aproximação, pois, lembrou ele, que o trabalho social é uma das bases políticas da empresa. “Nós abrimos as portas da empresa e é uma vontade do presidente da empresa, o senhor João Araújo, em criar essa aproximação com a comunidade, pois acreditamos que é necessário a partir deste vínculo construir um mundo diferente, um mundo melhor para todos. Para gente é um momento de muito orgulho em participar deste processo na região para atender essas crianças e nós acreditamos em valores humanos que isso faz a diferença, e acreditamos num país diferente e somos apenas ferramentas desse processo modificador”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Marilza Leite, destacou os avanços que a educação vem registrando também no campo com inaugurações de escolas construídas, reformadas e ampliadas. “Estamos hoje entregando mais uma escola construída para atender mais de 200 alunos em uma comunidade merecedora por este espaço que traz dignidade e temos outras escolas em construções. Logo entregaremos para as comunidades da zona rural. Educação é algo que está no coração de todos nós”, resumiu a educadora.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Magno Barros e Sérgio Barros 

Acessibilidade