Zona Rural: Comunidades recebem serviços de infraestrutura, saúde e educação

Com objetivo de atender as demandas das comunidades da zona rural do município, a Prefeitura de Marabá vem realizando diversos serviços em áreas como infraestrutura, educação e saúde, que estão melhorando a vida dos produtores. De acordo com o vereador Mariozan Quintão, as comunidades PA Ritinha, PA Padre Josimo, PA Morajuba, PA Bom Jardim, PA Talismã, PA Carajás, PA Tamboriú e PA Rancho Rico, todas próximas à Vila Santa Fé, foram beneficiadas com os serviços.

Ainda segundo o parlamentar, mais de 450 quilômetros de vicinais receberam melhorias. Além disso, 160 metros de bueiros foram colocados em vários trechos das estradas recuperadas, substituindo os antigos pontilhões por pontes seguras, já que na avaliação de Mariozan, a estrada é bastante utilizada pelo transporte escolar e as crianças estavam correndo risco devido à falta de conservação.

Na área da educação, duas escolas estão em construção, sendo uma no PA Padre Josimo e outra no PA Cabo de Aço, sendo que a escola São Raimundo, aguarda apenas a cobertura do prédio. Na Vila Santa Fé, uma creche no valor de R$ 1,5 milhões de reais está em construção. Outra boa notícia é que a vila Santa Fé está prestes a receber uma nova unidade básica de saúde. As obras de reforma e ampliação do posto de saúde da vila devem ser iniciadas ainda esta semana, afirmou o parlamentar. Ele destacou também que a coleta de lixo está sendo feita com regularidade.

“A coleta vem acontecendo três vezes por semana. Quando a gente assumiu, 90% da comunidade tinha queixa de febre, chikungunya. Nós implantamos um serviço de limpeza, pois o lixo atrai muitas doenças, e estamos com uma atenção voltada para isso”, explicou.

ACESSIBILIDADE