Zona rural: Construção de pontes e bueiros beneficia famílias das Vilas União e São Raimundo
Os dois principais acessos da pequena Vila de São Raimundo, zona rural de Marabá, distante cerca de 140 quilômetros do centro da cidade, estavam temporariamente interrompidos em razão da queda de duas pontes construídas em madeira. Mas a situação já foi resolvida pela Prefeitura, que já construiu no local duas novas pontes, de 100 metros de comprimento cada uma.
Segundo Francisco Neto Ribeiro da Silva, líder da comunidade, a prefeitura fez um desvio até a finalização da construção das novas pontes. “Hoje as duas pontes foram finalizadas e foi reduzida a passagem de caminhões com cargas”, explica Francisco Neto.
A vila São Raimundo tem aproximadamente 150 casas. Na rua principal, existem poucos comerciantes. Os moradores, compostos essencialmente de agricultores da região procuram a vila União, distante cerca de 40 quilômetros, para adquirir alimentos, remédios, roupas e outros utensílios. Parte da produção dos colonos é comercializada nas vilas próximas e também em Marabá.
Construção de bueiros
Além das pontes, as estradas vicinais que dão acesso aos projetos de assentamentos (PAs) na Vila União, distante 140 quilômetros do centro de Marabá, às margens da estrada do Rio Preto, vêm recebendo a colocação de manilhas, substituindo, em vários trechos da estrada.
Os bueiros construídos com uso de tubos de 1200 mm foram instalados na estrada vicinal do PA Cinturão Verde, às proximidades da ladeira do Geraldão. Antes, um pontilhão era usado para ligar as estradas vicinais. Três manilhas foram colocadas e feito um serviço de terraplanagem no local.
Um bueiro triplo também é implantado na estrada da vila Bandinha, distante 30 quilômetros da vila União, substituindo uma ponte de madeira que apresentava problemas. O bueiro foi feito no início do ano facilitando a vida dos agricultores que vivem nessa região.
João Rodrigues Santos, presidente da associação de moradores da Vila União, disse que a colocação dos bueiros era uma antiga necessidade em razão dos problemas apresentados pelos pontilhões, desgastados com o tempo. “Temos hoje diversas vicinais que já apresentam melhorias importantes como a terraplanagem e agora a colocação dos bueiros, isso melhora a vida de quem trabalha no campo”, explica João.
São mais de 300 metros de bueiros colocados substituindo os antigos pontilhões e pontes. Tubos de 1200 e 1500 mm que permitem maior espaço para passagem da água dos córregos reduzindo o risco de transbordo em período de chuvas. “Quem vive no campo sabe da importância de obras de qualidade principalmente em estradas, que é por onde passa nossa produção”, destacou João Rodrigues dos Santos.