Zona rural: Serviços de infraestrutura mudam a vida dos moradores da Vila Santa Fé

Os moradores da vila Santa Fé, zona rural de Marabá, distante cerca de 70 quilômetros do centro da cidade, comemoram as mudanças que vêm acontecendo no local, como a recuperação das vias urbanas, nova iluminação pública e colocação de bueiros nas estradas vicinais.

Na vila residem aproximadamente três mil pessoas, contabilizando também os moradores dos dez projetos de assentamentos localizados na região da Vila Santa Fé, que estão sendo beneficiados com a colocação de mais de 30 metros de bueiros, os quais receberam serviços de recuperação durante todo ano passado, foram mais de 300 quilômetros de estradas recuperadas.

Os serviços melhoraram o escoamento da produção e também a segurança para os estudantes, já que as vicinais servem como rota para o transporte escolar. “As estradas melhoraram o escoamento, melhorou o transporte escolar e era o que nós esperávamos. Tenho 29 anos aqui no PA e nunca havia visto tanto serviço para beneficiar os produtores, no ano passado as máquinas não pararam, sem falar nas pontes reformadas e colocação de bueiros. Foi um avanço para toda essa população”, afirmou o senhor João Ribeiro, presidente da associação dos pequenos agricultores do PA Carajás -Tamboriú.

João Ribeiro, presidente da associação dos pequenos agricultores do PA Carajás -Tamboriú

Na vila também foi feita a instalação da nova iluminação na avenida central e nas vias internas. Para os comerciantes a iluminação melhorou o tráfego e até as vendas  aumentaram. “A situação aqui era muito difícil a começar pela estrada e não tínhamos energia elétrica. Cada dia que passa vem melhorando e esse ano teremos o posto de saúde, tem a creche, as máquinas nas estradas e as ruas com piçarra. Tudo vem mudando para melhor, tenho fé em Deus que muita coisa ainda vai acontecer por aqui”, disse o comerciante Adeilson Almeida da Silva, morador há 30 anos da vila Santa Fé.

Além da iluminação, as ruas foram recuperadas pelas máquinas da Prefeitura. O casal Hildebrando Soares da Silva e dona Creusa Maria da Silva, sabe muito bem como era a realidade antes dos serviços acontecerem na vila. “Graças a Deus já melhorou muito e esperamos mais melhorias e estamos muito confiantes, antes era muito difícil até para andar de bicicleta devido aos buracos e agora as ruas estão muito melhores para andar, passear, estamos tranquilos agora”, comentou seu Hildebrando Soares da Silva.

Dona Creusa Maria da Silva lembra que o casal chegou à vila em 1992, vindos de Patos de Minas/MG, à procura de trabalho e lá encontrou o lugar certo.“Antigamente as dificuldades eram muito grandes e nem rua tinha quando chegamos e hoje está tudo limpinho organizado. Tudo melhorou muito, hoje nós saímos até para fazer caminhadas sem medo de cair, ” lembrou ela.

Dona Creusa Maria da Silva
Hildebrando Soares da Silva

 

 

 

 

 

 

Para o vereador Mariozan Quintão os serviços atendem as necessidades básicas da população da Vila, que agora estão sendo atendidas pela prefeitura em várias áreas, principalmente em infraestrutura. “Estamos realizando um amplo trabalho de recuperação de vias urbanas e vicinais, melhorando a vida do homem do campo e da cidade, há três anos que as máquinas realizam serviços essenciais nas vicinais e já se somam quase mil quilômetros de estradas recuperadas e muito mais virá para benefício da população”, disse.

Os moradores da vila de Santa Fé estão prestes a ganhar um posto de saúde que foi completamente reformado e ampliado e uma creche construída dentro dos padrões do Ministério da Educação para atender mais de 120 crianças do maternal ao jardim I e II.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Silva  

Veja as fotos 

Acessibilidade