Zona Rural: Vila União vai ganhar nova Unidade de Saúde reformada e ampliada

A comunidade da Vila União vai receber a Unidade Básica de Saúde (UBS) Romário Barbosa reformada e ampliada. A Vila está localizada a 140 quilômetros de Marabá, na estrada do Rio Preto. Enquanto passa por reforma, o postinho está funcionando provisoriamente no espaço da associação de moradores da Vila União.

A nova unidade vai contar com dois consultórios, farmácia, sala de vacina, ala administrativa, setor para os ACS (agentes comunitários de saúde), entre outros. A sede foi totalmente adaptada para receber a unidade e atender a população. Atualmente, a UBS atende pacientes do programa de hanseníase, hiperdia (pacientes com quadro de hipertensão), planejamento familiar e pré-natal, oferecendo serviços de atenção básica a toda a população.

Ueides do Nascimento, agricultor

“Nós procuramos atender a população com todos os programas do governo e atendimentos de urgência. Por exemplo, hoje estamos atendendo prioritariamente grávidas, na sexta-feira é dia do exame preventivo para mulheres. Às quintas tem médico e em casos mais graves encaminhamos o paciente até Marabá”.

O agricultor Ueides do Nascimento levou sua esposa grávida para fazer uma consulta e após o atendimento tem que viajar até Marabá para dar entrada na maternidade. “A previsão é que a criança venha nascer nos próximos dias e por isso trouxe ela aqui primeiro para ser atendida e já estamos seguindo viagem”, explicou ele.

A UBS Romário Barbosa dispõe de uma ambulância para atender a população. Segundo a gerente do posto quando estiverem no novo espaço será bem melhor tanto para os servidores, quanto para a população que terá mais qualidade no atendimento à saúde dos moradores da vila, estimada em aproximadamente 3 mil habitantes.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Alex Barros

ACESSIBILIDADE
X