37º Festejo junino: Agentes de conservação atuam na limpeza do complexo junino na Z-30
O Festejo Junino de Marabá contagia a população com as vibrantes apresentações dos bois e das juninas. No entanto, uma parte crucial do evento não recebe tantos holofotes, mas se passa ali, bem no meio da arena. Enquanto os dançarinos descansam, os agentes de conservação do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) entram em ação para manter o local impecável.
Toda noite, dentro da arena, uma dedicada equipe de quatro garis trabalha em regime de plantão, das 19h até o final das festividades, assegurando que tudo esteja limpo e pronto para a próxima apresentação.
A Maria Mercedes, 35 anos, trabalha pela primeira vez no festejo junino e conta que é muita pressão, mas muito gratificante, manter a arena limpa dentro do tempo necessário para não prejudicar o espetáculo. “É um esforço para que o espetáculo não seja prejudicado. Assim que uma junina acaba já corremos para garantir que a outra possa desempenhar seu papel em um local limpo e sem ser prejudicada”, comenta.
O Valdemar Ferreira, 63 anos, já trabalha no festejo há muitos anos e garante que dá pra trabalhar e aproveitar ao mesmo tempo. “A gente fica aqui trabalhando mas vai assistindo também, né. É tão bonito. Antigamente era diferente, mas era muito legal também. Eu acompanho e quando dá danço um pouquinho aqui no canto também”, conta o gari que atua regularmente no bairro Santa Rosa, local onde está instalada a Arena que recebe o evento.
Para o Fernando Gazão, que foi curtir o festejo com a esposa, o trabalho e organização tem sido bem feitos. “Vim ontem e voltei hoje. A gente percebe o trabalho deles e está muito bem feito. Na verdade, todos estão trabalhando bem. Está tudo organizado. Bem limpo. As juninas estão dando show. A festa toda está de parabéns”, opina.
Durante a manhã, outra equipe acorda cedinho e faz a limpeza das outras áreas do evento, para que na outra noite esteja tudo de acordo para receber os artistas, público, ambulantes e brincantes.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes, Paulo Sérgio e Jordão Nunes