37º Festejo Junino: Penúltima noite consagra Boi-Bumbá Brilho da Noite como campeão 2024
A emoção tomou conta da grande final da disputa do título de Boi-Bumbá do 37º festejo junino de Marabá. O Boi Brilho da Noite se sagrou campeão perdendo apenas dois décimos, após ter ficado em segunda na primeira fase, superando adversidades técnicas com um espetáculo que encheu os olhos e ouvidos dos que madrugaram na Arena Z-30 neste sábado para domingo, dia 29. Mas antes das apresentações dos seis bois classificados para a final, o público prestigiou a apresentação da junina mirim Amor Perfeito, que ficou em segunda colocada.
Boi Vencedor
Com 120 participantes, sendo 90 dançarinos e participantes de 7 a 78 anos, O Brilho da Noite levou o tema “Mistura de Ritmos”, uma proposta que junta brincantes da quadrilha e do Boi-Bumbá.
“Temos o do Parintins, temos os bois do Maranhão. Buscamos criar algo novo para ser a cara do nosso Boi. Juntando com os quadrilheiros, a tendência é aumentar para não deixar essa cultura acabar. Esse título é um prêmio para nossa ideia e para tudo que buscamos”, comentou o presidente da agremiação, Maciel dos Santos.
Mas a vitória não veio fácil. Perto do fim da apresentação, o Brilho da Noite passou por problemas técnicos, quando houve uma pequena queda de energia na arena. Mas as luzes dos celulares e o grito da torcida não deixaram o brilho se apagar. O boi concluiu a apresentação até o final sem perder a animação e o ritmo.
Um dos destaques da apresentação foi o índio guerreiro Jean Souza, que se transformava em Águia. Ele é um dos símbolos fa nova proposta feita pelo Brilho da Noite. Ele é quadrilheiro da Splendor Junino e aceitou o desafio de estrear por um boi-bumbá.
“São coisas que acontecem. Acho que mesmo sem energia nós demos nosso show, nos sobressaímos. É meu primeiro ano aqui no Boi, sou marcador da Splendor. E como viemos com tema indígena fui convidado a participar pelo Brilho da Noite. Experiência maravilhosa e pretendo repetir e ser campeão outras vezes”, afirma.
O Boi Brilho da Noite também foi campeão em vários destaques: venceu na categoria Pajé, com o Pajé gavião que tirou a única nota 10 entre os destaques dos bois. O título também veio nos destaques de Sinhazinha com 9,9 pontos, Porta Standarte e Rainha do Folclore, ambas com nota 9,0.
Uma das emocionadas com a vitória foi a Jakeline Salazar que atua no Boi como “vice-presidenta, cunhaporanga, coreógrafa, artesã, costureira, faço tudo. Estou bastante emocionada. Porque eu que faço a fantasia desse palco, dia e noite, eu que quero…eu vou na casa de cada um, falo com eles, canto com eles. Não sei o que falar. São muitas emoções voltar a ganhar depois de tanto tempo. Hoje a festa não tem hora para acabar”.
Após ser anunciado como campeão, os torcedores e gritantes cantavam “O campeão voltou”. O último título do Brilho da Noite havia sido em 2015, quase 10 anos atrás. A Kalilany Evelyn, 21 anos, pode ver seu boi ser campeão pela primeira vez. “Foi uma experiência ótima. Eu não gostava de nada. Mas conheci o Boi Brilho da Noite e comecei a dançar, participar, agora sou apaixonada. Muito bom ser campeão. Alegria saindo pela boca. Agora é só comemorar e voltar ano que vem”, exclama.
Os títulos dos outros destaques ficaram com o Boi Senador, que ganhou como melhor Boi, com nota 9,7 e a de melhor Cunhã-Poranga ficou com o Flor do Campo, com nota 9,9. A Diana Rocha comemorou o resultado e agradeceu a novidade no regulamento que premia pela primeira vez os destaques dos bois, como já acontecia com as juninas.
“A gente vê a valorização do nosso trabalho. Foi muito ensaio muito esforço para chegar até aqui. Feliz demais em ter ganho esse prêmio. Infelizmente,q o Flor do Campo não foi campeão. Mas fico feliz de levar essa conquista para meu boi”, concluiu Diana Rocha.
A classificação final ficou assim
Boi Brilho da Noite 59,80
Boi Estrela Dalva 59,40
Boi Flor do Campo, 59,00
Boi Treme Terra 58,70
Boi Aroeira 58,50
Boi Senador 58,50
Na praça de alimentação, a festa foi comandada por DJ Bravini e shows de Garoto Play e Charles do arraiá.
O festejo encerra neste domingo com a final das Juninas do Grupo A. Também se apresentarão a Companhia Pássaro Rouxinol e a Junina Mirim Fogo no Rabo, campeã deste ano. O 37º Festejo Junino de Marabá é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Liga Cultural de Marabá – Licmab, e patrocínio da Equatorial.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes e Sara Lopes
Confira outras fotos da noite