
38º Festejo Junino: Grande espetáculo cultural marca quinta noite na Arena Z-30
A quinta noite do 38º Festejo Junino de Marabá, realizada nesta terça-feira, 24, trouxe um verdadeiro espetáculo cultural para o público que lotou a Arena Z-30. De apresentações mirins a grupos consagrados, a noite foi marcada por histórias encantadoras, tradições nordestinas e o colorido vibrante das quadrilhas e bois-bumbás.
A abertura ficou por conta da participação especial da Cia. de Dança Encantos do Norte, que aqueceu o público com passos envolventes e ritmos regionais. Na sequência, as juninas mirins deram um show de talento e carisma.
A Gigante do Norte (Mirim) também fez bonito na arena, com simplicidade, mas com muita animação. Logo depois, a Splendor Junino (Mirim) encantou com o tema Chiquititas, trazendo à arena clássicos que marcaram a infância de várias gerações.
Para a pequena Marina Eduarda, de 11 anos, que participa do grupo há três anos, a emoção é sempre grande.


“Representa alegria. É importante pra mim, dançar me deixa feliz. Gostei muito do nosso tema”, afirmou a menina, reforçando que pretende dançar por muitos anos. “Quero continuar todos os anos, até quando for adulta”, reforça.
Mas a noite ganhou tons épicos com a apresentação do Boi-Bumbá Estrela Dalva, que apresentou o tema “Venham conhecer Jarina, Herondina e Mariana: as três princesas encantadas da Turquia”. Com forte apelo visual e simbólico, a performance do grupo, que já foi15 vezes campeão, misturou lenda, resistência e representatividade.
Entre os destaques do espetáculo estava Dalila Santos, que interpretou a personagem Jurema. Com 24 anos, ela retornou ao grupo após oito anos afastada.


“Minha história com o Estrela Dalva começou em 2009, quando eu era bem pequena. Cresci vendo minha família envolvida com o boi, era uma tradição no nosso bairro. Dançar virou paixão. Fiquei afastada por um tempo, mas a saudade falava mais alto. Este ano, voltei com muito orgulho, interpretando a Jurema, personagem que carrega um significado especial para mim e minha família”, conta emocionada.
Dalila explica que a escolha de voltar a dançar e representar a Jurema veio de uma promessa feita por sua mãe, em agradecimento por uma cura. “Minha mãe fez uma promessa para que eu pudesse dançar no boi, e desde então, a Jurema é mais que um papel, é um elo entre fé e tradição. Estar de volta ao Estrela Dalva é como reviver tudo que me formou culturalmente”, disse.
A Junina Águia de Fogo, do Grupo B, levou à arena a beleza dos pássaros do sertão nordestino com o tema “Passarada: O Conto dos Pássaros do Sertão e a Sabedoria Popular na Noite de São João”. A apresentação trouxe teatro, dança e poesia, emocionando o público.


“Cada ano é uma nova história e com ela, um novo nervosismo e emoção. Danço desde criança e há 9 anos aqui na Águia de Fogo, estamos fortes para buscar ao acesso esse ano”, disse Railma Santos, destaque da agremiação como o Carcará do Cangaço.
Pelo Grupo A, a Junina Balão de Chita apresentou “Forró da Chita”, mergulhando nas tradições nordestinas com personagens como Lampião e Maria Bonita, e protagonizando uma divertida disputa de dança. O grupo, ligado à Estação Conhecimento Marabá, trouxe 54 brincantes e reafirmou seu compromisso com a cultura e inclusão social.
Na programação da arena, a Junina Arrastão do Amor mirim, também do Grupo A, transformou o espaço em uma grande arena de rodeio com o tema “Festa de Rodeio: Uma noite de dança, música e emoção”. A apresentação celebrou a cultura sertaneja e a fé, com destaques como a primeira vaqueira do Brasil e símbolos religiosos. A energia country misturada ao São João conquistou os presentes.
Quem aproveitou as apresentações ao lado da família foi Bianca Barros, que se mudou de Belém para Marabá e desde então acompanha o festejo todos os anos. Nesta edição ela já compareceu pela segunda vez.



“A estrutura está muito bonita, iluminada. As apresentações estão excelentes. A gente vem todo ano desde que se mudou para cá, e é sempre com a família”, brincou. A família inclui, claro, o cachorrinho Theo, que também acompanha a festa todos os anos.
Enquanto os grupos se apresentavam na arena, a praça de alimentação seguia movimentada ao som de DJ Rafael, Tatiane Amorim & Pimentinha das Tecas e James Forrozeiro & Osmarzinho Pressão, que animaram o público com muito forró e ritmos populares.
Programação desta quarta-feira, 25:
A festa continua nesta quarta-feira com mais uma noite de apresentações para todas as idades:
Na Arena Z-30:
- Boi-Bumbá Mirim Flor do Campo (Participação especial)
- Pássaro Rouxinol (Participação especial)
- Junina Encanto Junino – Mirim
- Boi-Bumbá Diamante Negro
- Junina Noda de Caju – Grupo B
- Junina Gigantes do Norte – Grupo A
Na Praça de Alimentação:
- DJ Souz@ Designer
- Marcelo Henrique
- Júnior Ceceu e Pé de Serra












Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Bill, Rapharazzo e Sara lopes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAMU
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL