Semel: 3ª Corrida Taça Cidade de Marabá reúne 500 competidores em percurso de 11km
Nem mesmo a chuva que caiu durante toda a madrugada e que continuou pelo amanhecer espantou os amantes da corrida de participarem da 3º edição da Corrida Taça Cidade de Marabá, que acontece em alusão ao mês de aniversário de 111 anos da cidade e foi realizada neste domingo, 14. Foram 500 competidores que realizaram o percurso de 11 quilômetros envolvendo Orla de Marabá, trecho da Nova Marabá e Marabá Pioneira.
A competição esse ano distribuiu premiação em dinheiro e foi dividido em diferentes categorias divididas por idade, sexo e categorias para Pessoas com Deficiência (PCD). Franciele Muller, educadora física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e organizadora da prova, explica o percurso.
“A largada aconteceu aqui na Praça São Félix. Os competidores percorreram toda a orla, indo pela Transmangueira. Tivemos o apoio do Exército pelo percurso, que passa por dentro da Vila Militar. Foi lá na Folha 26, pegaram a marginal da BR, passamos por toda Avenida Antônio Maia, em frente ao Zinho Oliveira. Na segunda esquina, voltamos para a Vila Militar, depois para a Orla, passando em frente ao Bar Araguaia e chegando de volta a Praça São Félix”, detalha.
Segundo a organização, a premiação foi entregue para os primeiros colocados na categoria geral. Além da corrida, os corredores também desfrutaram de um café da manhã e serviços de pré e pós-treino disponibilizados pelos grupos de corrida e empresas parceiras.
O primeiro colocado geral foi Fernando Nunes Cesar, 25 anos, de Araguatins (TO), que completou a prova com o tempo de 34 minutos e 25 segundos. Ele conta que essa é a segunda corrida que participou em Marabá, primeira que venceu, e que ficou feliz com o seu resultado e com a organização do evento. “Treino todos os dias, até domingo, para ter um bom desempenho. Fomos bem acolhidos aqui, o percurso é muito gostoso, a organização foi boa e fico feliz por ter vencido”, comenta o atleta.
Na categoria feminina a primeira colocação ficou com Maira Brito, 25 anos. Representando a cidade de Buriti do Tocantins, ela terminou a prova com o tempo de 45 minutos e 04 segundos. Ela competiu pela primeira vez em Marabá e comemorou o resultado.
“Onde treino tem muita ladeira. Aqui um percurso mais reto. O tempo estava bom. Foi muito gostoso de correr. Fiquei feliz com a vitória, foi muito tranquila. Já viajo daqui para outras cidades para correr, então quando vi ia ganhar, me poupei um pouco. Mas estou feliz com meu tempo e de representar minha cidade”, conta a corredora.
Muitas organizações de corredores de Marabá e região participaram da festa, como a Viva Mais, Track Fields e Associação Atlética Fernando Gomes. A grande vencedora foi a Road Runners, da cidade de Parauapebas. A equipe vencedora é definida por meio da média dos melhores competidores da equipe.
Terceiro colocado no geral, Jonathan Lima Silva foi um dos que ajudaram no bom desempenho da Road Runners. Ele conta que já disputou a competição em outros anos e fica feliz de ver que tem crescido. “Ano passado foram 10 km, esse ano 11km e já falam em 12km para o ano que vem. É uma competição que vem crescendo e fico feliz de participar e ter tido um bom desempenho com meus colegas de equipe. Ano passado fiquei em quarto e esse ano em terceiro. Então fico feliz de ver que também tenho crescido dentro do esporte”, conclui Jonathan.
As modalidades esportivas da Taça Cidade estão sendo realizadas desde 28 de março com o futebol masculino. Dentro do cronograma, além da corrida, já foi realizada a etapa do Circuito de Skate. O Campeonato de Xadrez está agendado para o dia 21, e a Ginástica Artística será realizada no dia 27 de abril.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sergio Santos e Jordão Nunes