Reunindo quatro comitivas, totalizando cerca de 300 cavaleiros e amazonas, a 6ª edição da cavalgada Expo 21 animou o Km 21, na zona rural de Marabá, no sábado, dia 09 de agosto, promovida pela Associação dos Agricultores do Projeto de Assentamento (PA) Grande Vitória, com apoio da Prefeitura via Secretaria de Cultura (Secult). Os participantes saíram da Vila Boa Esperança do Burgo até a Vila Santa Maria. A programação do evento, que reuniu seis mil pessoas, contou com churrasco, premiações para as melhores comitivas, shows musicais, leilões, bingo, entre outras atrações.

“Para mim é muito importante correr atrás e conseguir realizar esse sonho para o assentamento. Estou muito feliz. Dá trabalho, mas a gente pede e a gente chega lá. Como também aqueles que vieram de outras localidades para nos prestigiar nesse evento maravilhoso. Agradeço o apoio dos vereadores e do prefeito”, reforça o presidente da Associação dos Agricultores do PA Grande Vitória, Elizabeth de Freitas Alves, a dona Lizô.

Para o vice-presidente da associação, Antônio Carlos Gomes, o evento além de trazer mais alegria aos moradores, angaria fundos para a comunidade. “Com isso aí vem um giro de recursos, compra e vende, tudo isso também já vem ajudar. E eu, assim como eu morador e vice-presidente da cooperativa e da associação, a gente tem que estar junto pra tentar contribuir. Falar para qualquer indivíduo que o Grande Vitória também existe e somos parceiros nessa demanda”, comenta.

Representando o prefeito Toni Cunha, o produtor rural e secretário municipal de Administração, José Nilton de Medeiros, ressaltou a atenção que a gestão tem dispensado aos produtores rurais. “O prefeito sempre está ligado nesses eventos que acontecem no interior do município. Há uns seis anos eu estou aqui, porque eu tenho uma terra aqui perto. Às vezes, eu dou patrocínio, ajudo também. E é muito bom isso aí. O povo sabe que pode contar com o prefeito”, declarou. 

Entre as comitivas estava a Estradão comandada pela coordenadora da Biblioteca Municipal Orlando Lobo, Glécia Souza. Os cavaleiros homenagearam o filho de Glécia, que faleceu no mês passado, vítima de acidente de trânsito. “A nossa comitiva está aqui hoje para homenagear ele. Ele foi pra levar a comitiva dele pra participar da Cavalgada da Vila Três Poderes e, infelizmente, sofreu um acidente de moto, teve traumatismo e não resistiu. E, eu como mãe, como uma pessoa que acreditava nos sonhos do meu filho, eu estou aqui para representá-lo, pra manter a comitiva dele viva”, afirmou.  

A princesa da cavalgada e integrante da comitiva anfitriã Amigos da Poeira, Evellyn Medrad, estava feliz em poder representar mais uma edição do evento, que está se tornando tradição no Km 21.“Eu me sinto muito privilegiada de carregar esse manto e levar o nome do nosso PA em todas as cavalgadas, não só na cavalgada do PA 21 e é uma honra demais da conta e, principalmente, por conta da cultura, que todos elevam a cultura e conversam, interagem e tudo mais. Tudo de bom. Nosso lema é ‘Unidos seremos mais fortes e juntos teremos sucesso’ e isso é o que representa a nossa cavalgada”, define.

Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio Santos