Cultura: Conheça projetos musicais de Marabá e celebre o Dia Internacional da Música
Hoje, 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional da Música. A data criada através do International Music Council, a partir de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), tem por objetivo promover os valores de paz e amizade entre os povos com o auxílio da música.
Em Marabá, há diversos projetos que buscam levar a mais democrática das artes e talvez a que penetre mais fundo nos sentimentos das pessoas, para todos núcleos do município. Principalmente através das crianças que estudam na rede pública de educação.
A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) atende atualmente mais de 600 alunos com aulas presenciais e cerca de 500 alunos em suas extensões que funcionam nas escolas ou em outras instituições. São mais de 13 cursos que atendem os alunos em diferentes instrumentos musicais. Entre eles estão Canto Coral, Prática de Banda, Contrabaixo Acústico, Fanfarra, Flauta Doce, Musicalização Infantil, Viola, Violoncelo e Violão.
As aulas ocorrem em mais sete extensões espalhadas por toda a cidade: Na Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira; na Escola Família Agrícola, no KM 23; na Escola Evandro dos Santos Viana, no São Félix 3; na Escola Jarbas Passarinho, no São Félix Pioneiro; na Praça da Juventude, KM 07 (Nova Marabá); e Escola Cristo Rei, no bairro Jardim União.
Na Escola Municipal Evandro Viana, localizada às margens da Rodovia 222, núcleo São Félix III, funciona a extensão da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) que atende mais de 80 alunos com o projeto “Música em todo o canto”. Os cursos oferecidos são percussão, musicalização e flauta doce. As aulas beneficiam crianças e adolescentes que estudam na escola ou são moradores da comunidade.
Já na Escola Cristo Rei, são cerca de 60 alunos com aulas de música, contemplando violão, teclado, canto coral, flauta doce e instrumentos de banda, como trombone, trompete, tuba e trombonito. As aulas ocorrem às segundas, quartas e sextas. Na Escola Municipal José Vergolino, na Velha Marabá, são 47 crianças que participam dessas aulas, às terças e quintas-feiras. No Bairro Amapá, núcleo Cidade Nova, são 147 pessoas que, a partir de 5 anos, estudam música de forma gratuita, por meio do projeto em parceria com o Instituto Servi.
No núcleo São Félix Pioneiro, uma média de 120 crianças e adolescentes participam do projeto. A extensão funciona na Escola Jarbas Passarinho, com turmas de violão e flauta doce, desde o início do ano e é aberta à comunidade. Atualmente conta com 60 alunos que são distribuídos em quatro turmas que funcionam em dias e horários alternados, duas vezes por semana, nos turnos manhã e tarde.
Zona Rural
Na zona rural a música transforma a vida de 93 alunos da Escola Agrícola Familiar de Marabá (EFA) Professor “Jean Hébette”, localizada a 23 quilômetros da zona urbana da cidade. A extensão foi implantada em novembro passado (2021), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) que doou os violões. Desde então, todos os estudantes da EFA têm acesso ao ensino da música como componente curricular. Um ganho para os alunos do 6º ao 9º ano que estudam no sistema de internato, onde é desenvolvida a pedagogia da alternância, dividindo o tempo entre escola e comunidade, a cada 15 dias.
A FCCM criou as extensões com o intuito de expandir o ensino das artes pelo município, descentralizando o atendimento da sede, na Folha 31, Nova Marabá.
Um dos maiores projetos que englobam música na cidade é a Praça da Juventude, que além da música também ensina outras modalidades de dança, teatro e esporte. Atualmente, atende cerca de 1.100 crianças no contraturno da escola. Na área musical tem cursos de musicalização infantil, flauta doce, violão e fanfarra, englobando cerca de 300 alunos. O Projeto Praça da Juventude foi criado em 2009 para atender moradores dos bairros Km-7, Araguaia e Nossa Senhora Aparecida.
Além dos projetos de ensino de música também são realizadas diversas atividades musicais ao longo do ano como a Cantata de Natal, que encanta o público com apresentações na entrada da Marabá Pioneira e em frente ao Museu Municipal no mês de dezembro.
O Festejo Junino, que além das apresentações das bandas costuma incluir outras apresentações musicais com shows, tanto na arena quanto na Praça de Alimentação, também é um evento que envolve muita música e animação em nossa cidade.
O aniversário da cidade também costuma ser marcado por grandes apresentações musicais de artistas regionais e nacionais. A atração costuma lotar a Praça São Félix de Valois.
O Museu Municipal também realiza regularmente vários espetáculos que envolvem conteúdo musical. Levando a cultura para dentro e fora do museu, muito além das exposições fixas. Um dos eventos famosos é o Entardecer no Museu.
O evento ocorre na parte externa do Museu Municipal, na Marabá Pioneira, sempre no final da tarde, com a despedida do sol marcada por declamações de poemas e canções.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Arquivo Secom