Sicom: Sala do Empreendedor realizou mais de 5400 atendimentos em 2023
A Sala do Empreendedor, principal espaço de fomento às micro e pequenas empresas em Marabá, realizou 5.415 atendimentos, entre os meses de janeiro e novembro de 2023. Os serviços disponibilizados foram: formalização de Microempresário Individual (MEI), emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), parcelamento de dívidas do Regularize e do Simples Nacional, orientações sobre legislação e tributos municipais, emissão de nota fiscal de serviço e comércio, orientações quanto às licenças da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), além de inscrições para curso de manipulação de alimentos.
No que diz respeito aos tipos de empreendimentos que buscaram atendimento junto à Sala do Empreendedor estão as pessoas físicas (1.396), microempreendedores individuais (3.792), microempresas (184) e empresas de pequeno porte (40). Entre os setores da economia, o de serviços liderou com 2.191 atendimentos, seguido de comércio, 1.237 e indústria, 586. Outras atividades somaram 1.396 atendimentos.
Os números são positivos e refletem o alcance das metas definidas pela Sala do Empreendedor de Marabá, em seu plano de trabalho. Os dados revelam que o serviço fechou o ano com o maior número de atendimentos em comparação com o mesmo período dos anos anteriores. Em relação a 2022, o crescimento foi de 10%.
“Isso é reflexo do crescimento do número de pequenos negócios que estão sendo formalizados e licenciados na cidade. Em Marabá já são mais de 10.000 Microempreendedores Individuais em atividade. Destaco que é objetivo da Sala do Empreendedor alcançar com seus atendimentos o maior número de empreendedores possível, para assim oferecer os atendimentos necessários e consequentemente alavancar a economia do município e a geração de emprego e renda”, afirma Rafael Amorim, coordenador da Sala do Empreendedor de Marabá.
A Sala do Empreendedor surgiu com a atual estrutura em 2017 a partir de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e é ligada à Secretaria de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Marabá (Sicom). O serviço tem como objetivo viabilizar, de maneira prática e sem burocracia, os procedimentos de criação e regularização das micro e pequenas empresas.
Para regularizar o MEI, basta apresentar RG, CPF e comprovante de residência. A partir disso, são abertos os processos de legalização da atividade e de avaliação do grau de risco, sendo classificado em: baixo, médio e alto.
Dependendo da atividade, se for de baixo risco, há a emissão da Declaração de Inexigibilidade de Licenciamento. Em outros casos, há o encaminhamento para órgãos como Semma e Divisa para a liberação das licenças.
Em outra frente, a Sala do Empreendedor realiza cursos e palestras de aperfeiçoamento e plano de negócios ao longo do ano. Para atividades específicas, como venda de alimentos, há o curso de manipulação de alimentos, em parceria com a Divisa, por exemplo. Há ainda palestras em parceria com instituições financeiras a fim de mostrar como captar recursos por meio de linhas de crédito.
Segundo o titular da Sicom, Caetano Reis, a Sala do Empreendedor de Marabá é uma das maiores do Pará em número de atendimentos e a ideia é ampliar essa atuação para o ano de 2024.
“Isso mostra a importância do trabalho da Sala e o aumento da formalização desses empreendedores. As perspectivas para 2024 não são só desafiadoras, mas também já estamos planejando atividades externamente. Um spoiler é no sentido de irmos para alguns bairros dentro de uma programação mensal em centros comunitários ou solicitando o apoio das comunidades, que tenham atividades ligadas ao empreendedorismo, que possam nos receber para que a gente possa levar não só a formalização, mas também outros benefícios e serviços”, pontua o secretário.
Serviço
A Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua 5 de Abril, Praça Duque de Caxias, Marabá Pioneira.
Os telefones para contato via WhatsApp são (94) 3321-1872 e (94) 33211873.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom