Esporte: Águia de Marabá repete feito histórico e é único representante Paraense na Copa do Brasil
Na noite desta quinta-feira, 14, o Estádio Zinho Oliveira viveu mais uma daquelas noites mágicas. Em um dia inspirado, o time do Águia de Marabá repetiu um feito histórico para o interior do Pará, garantindo vaga novamente para a 3ª fase da Copa do Brasil. A conquista já havia sido feita ano passado, quando venceu o Goiás nos pênaltis, surpreendendo a muitos.
Mas dessa vez, o Águia era favorito e fez valer o favoritismo dominando a partida com apoio da torcida marabaense. Desde o início, os torcedores compareceram em peso para apoiar o time, proporcionando um ambiente vibrante nas arquibancadas. Com uma atuação sólida, o time da casa venceu o Capital do Tocantins, por 3×0, e aguarda o sorteio para ver quem será seu próximo adversário na competição mais democrática do país.
Foi aos 31 minutos do 1º tempo que o Águia abriu o placar, com um gol de Iury Tanque, após bela jogada de Alan Maia. Gol que fez a torcida explodir em comemoração e elevar o otimismo.
“O jogo está maravilhoso. O elenco do Águia está bom demais, vamos sair com uma vitória daqui e vamos esperar só o sorteio que, graças a Deus, nós vamos classificar e buscar ir ainda mais longe esse ano na Copa do Brasil. Tenho que pensar alto e na próxima fase quero que o sorteio dê o Palmeiras, com certeza irei ao estádio assistir também”, comenta Luís Henrique, 26 anos.
No segundo tempo, o Águia manteve a pressão e ampliou o placar aos cinco minutos, com um gol de Braga, após cruzamento preciso de Hitalo. A torcida celebrava cada lance do time da casa, pulando, cantando músicas de apoio e fazendo coreografias com as luzes do celular.
Entre os torcedores estava o vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, que não deixou de pular junto com a torcida para comemorar o resultado. Luciano Dias, vice-prefeito de Marabá. “Por enquanto estou acertando o placar. Eu disse que seria 2 a 0 para o Águia. Um jogo quente, um jogo que o Águia de Marabá pressiona. Fez dois gols, um no primeiro e outro no segundo tempo. Vamos continuar assim, pressionando e aproveitando a Copa do Brasil para homenagear essa grande torcida que compareceu para apoiar e incentivar o time da cidade nessa noite”, comenta o torcedor.
Apesar da resistência do Capital-TO, que buscou reagir em alguns momentos, o Águia se manteve sólido na defesa e eficiente no ataque. Aos 44 minutos da etapa final, Braga novamente balançou as redes, selando a vitória por 3 a 0 e a classificação.
“Jogo foi sensacional. Achei que o time do Capital ia ser fraquinho, mas eles correm muito e endureceram a partida. Estou muito confiante e quem vier na próxima fase nós vamos arrasar também. Parabéns ao Águia que jogou muito”, celebrou o torcedor Thiago Silveira, 27 anos.
Com a vitória, o Águia de Marabá é o único time paraense vivo na competição e conquista a premiação de R$ 2,205 milhões pagas aos times que chegam a essa fase da competição, o famoso ‘Pix da CBF’. Somando com as outras premiações por avanço de fase nesta edição, o Azulão já soma R$ 3.937.500,00.
A data do sorteio para definir os confrontos da 3ª fase ainda não foi divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os times serão divididos em dois potes, levando em consideração o ranking nacional.
Além dos confrontos, o sorteio irá definir datas, locais e horários dos jogos. As partidas acontecerão entre o final de abril e o começo de maio. A partir de agora, os confrontos passam a ser realizados com jogos de ida e volta.
O Águia está no pote 2, junto com Goiás, Vasco, Juventude, Sport, CRB, Vitória, Criciúma, Sampaio Corrêa, Operário-PR, Botafogo-SP, Brusque, Ypiranga-RS, América-RN, Amazonas e Sousa-PB.
O time de Marabá terá como adversário um dos sorteados do pote 1, que contém Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Atletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Atlético-GO, Ceará e Cuiabá.
Mas antes disso, o próximo desafio será o jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paraense contra o Caeté. Na primeira partida, realizada no Zinho Oliveira, o azulão venceu por 2 a 0. A partida de volta será no Estádio Diogão, em Bragança, no domingo (17), às 15h30.
Autor dos dois gols na primeira partida contra o Caeté e de dois gols no jogo contra o Capital, atacante Braga comemora a conquista e garante que agora o foco é o Parazão.
“Agradecer por tudo. A gente se entregou o máximo e conseguimos essa classificação e fazer a história indo para terceira fase. Agora é virar a chave, colocar a cabeça no lugar, descansar. A partir de amanhã começa tudo de novo e domingo nós temos mais uma batalha”, comenta o artilheiro.
Confira outras fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes e Kaiti Topramre