FCCM: Violência contra a mulher e empoderamento feminino são temas de palestra na Praça da Juventude
A Praça da Juventude de Marabá, no bairro KM7, recebeu uma importante palestra alusiva ao Dia Internacional da Mulher e voltada para a conscientização sobre a violência contra a mulher e o empoderamento feminino. O evento, que contou com a presença de diversas mulheres do bairro, tanto mães de alunos da instituição como as próprias alunas, teve como objetivo principal disseminar conhecimento sobre os diferentes tipos de violência que as mulheres podem enfrentar e como elas podem se proteger e buscar ajuda.
Belém Meira, coordenadora da Praça da Juventude, destacou a relevância da palestra, especialmente em um ambiente onde grande parte das atividades são frequentadas por mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ela ressaltou a importância de trazer à tona temas como respeito, empoderamento e enfrentamento da violência de gênero.
“O tema da nossa palestra é justamente este, violência contra a mulher e os vários tipos de violência contra essa mulher, que muitas estão sofrendo algum tipo de violência, mas por desconhecimento nem sabem, e não sabem como procurar ajuda”, comenta Belém Meira.
Giovanna Melo, estagiária de psicologia que atua na Praça da Juventude, enfatizou a importância do conhecimento sobre os diferentes tipos de violência, especialmente a violência psicológica, e destacou a necessidade de buscar ajuda em casos de violência, oferecendo informações sobre os serviços de apoio disponíveis na região.
“Muitas vezes as pessoas têm a concepção de que a violência é somente física. E nós temos vários tipos de violência. Existe violência moral, existe violência patrimonial, violência psicológica, e é necessário a gente ter esse conhecimento, essa psicoeducação. Foi isso que buscamos passar para elas”, acrescenta.
Marcilene Pinheiro Arrais, assistente social da Praça da Juventude, ressaltou a importância de eventos como esse para conscientizar as mulheres sobre seus direitos e capacitá-las para identificar e enfrentar situações de violência. Ela enfatizou a abordagem multidisciplinar da palestra, que incluiu atividades práticas e espaço para perguntas e discussões.
“Porque a partir do momento que elas conhecem a situação, por exemplo, violência física, sexual, moral, patrimonial, sexual. Várias outras situações e abusos, né? Elas começam a se defender, a aprender que elas podem muito mais, que elas não precisam estar naquela redoma de sofrimento o tempo todo”, enfatiza Marcilene.
Marlene da Graça Costa, uma das alunas da aula de Zumba, expressou sua satisfação com a iniciativa, destacando a importância do exercício físico para a saúde e o bem-estar, além de elogiar a palestra e outras ações de empoderamento feminino realizadas na Praça da Juventude.
“Para mim é muito bom, muito bom mesmo. Eu não posso ficar sem fazer zumba, porque, pra mim, ajuda física e mentalmente, faz bem pra minha saúde. Essa é a segunda palestra que participo e sempre aprendemos muitas coisas. Abre nossos olhos”, conta.
Já a Ludimila Lima dos Reis, aluna de Zumba e frequentadora assídua da Praça da Juventude, conta que realiza regularmente consulta com as psicólogas e assistente social da instituição. Ela destacou a importância do ambiente acolhedor e das diversas atividades oferecidas, incluindo as palestras e os atendimentos psicológicos, para o bem-estar físico e mental das mulheres da comunidade.
“Porque não é só dançar, não é só emagrecer, não é só essa questão. Isso aqui vai desde atividade física até a saúde mental, auto estima e o aprender também, né? Porque a gente aprende muito”, reforça.
A palestra na Praça da Juventude de Marabá foi um importante evento de conscientização e empoderamento feminino, proporcionando às mulheres conhecimento e ferramentas para enfrentar a violência de gênero e fortalecer sua autonomia e bem-estar. A iniciativa reflete o compromisso da Fundação Casa da Cultura de Marabá com a comunidade local em promover a igualdade de gênero e criar um ambiente.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio Santos