Semed: Marabá sedia formação regional sobre Educação em Tempo Integral
Representantes de municípios das regiões sul e sudeste do Pará reuniram-se no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) desde quarta-feira, 10, para participar da Formação Continuada para Secretarias de Educação sobre Escola em Tempo Integral, organizada pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).
O evento encerrou nesta sexta-feira, 12 e teve como objetivo apresentar as novas diretrizes relacionadas à Educação em Tempo Integral e fomentar a ampliação dessa modalidade de ensino nos municípios da região.
Neste primeiro momento, foram apresentados dois módulos referentes à temática: Introdução aos Fundamentos da Educação Integral e Aprofundamento sobre os Fundamentos da Educação Integral. Os outros três módulos serão apresentados em formações ao longo do ano com datas a serem marcadas.
Segundo o professor José Bittencourt da Silva (UFPA), um dos responsáveis pela formação, esse momento é necessário para apresentar os fundamentos teóricos e acadêmicos sobre o conceito de Educação em Tempo Integral, assim como compreender como esse modelo pode dialogar com a realidade de cada município.
“Então a Educação Integral pressupõe que a gente precisa organizar a escola e o conteúdo da escola, o seu currículo. O objetivo desse momento é muito mais de informar. Os gestores, no geral, são também professores e eles têm uma experiência muito grande. Nós viemos aqui trazendo um tipo de informação para ser dialogada com cada realidade. Mas o nosso objetivo maior é dialogar sobre as bases teóricas, acadêmicas, das escolas em tempo integral com educação integral. Esse é o objetivo maior”, ressalta.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com duas escolas em tempo integral: Mario Antonio Alves, na Folha 25 e Carlos Marighella, na zona rural, que não estavam registradas ainda nessa modalidade junto ao Ministério da Educação. Com a nova legislação elas foram registradas e três novas escolas adicionadas: Martinho Motta, na Folha 27; Basílio Miguel e Terezinha de Jesus, ampliando em 1500 novas matrículas para tempo integral e seguindo a previsão do Plano Municipal de Educação de Marabá, que previa no mínimo 5 escolas nessa modalidade.
Atualmente, as três novas escolas possuem aulas de manhã, com o retorno dos alunos no contraturno para as demais atividades como reforço, clube de matemática, clube de leitura, atividades de música e dança. A secretaria já trabalha para garantir que os alunos permaneçam ininterruptamente nas escolas.
“O objetivo final do curso é qualificar técnicos da Secretaria Municipal de Educação para que esses técnicos possam apoiar as escolas, pensar essa concepção de escola para que seja uma escola atrativa, para que o aluno de fato seja olhado como um sujeito na sua integralidade, olhando não só para os componentes que as escolas convencionais ofertam, mas para o teatro, para dança, para música, para filosofia. É de fato tornar uma escola que faça sentido para o estudante”, pontua Fabio Rogério Rodrigues, Diretor Geral de Ensino da SEMED.
Walkimar Guedes é coordenador das Escolas em Tempo Integral da Semed. Ele pontua a importância das escolas em tempo integral, principalmente no atendimento aos estudantes em áreas de vulnerabilidade socioeconômica.
“É de fato extremamente importante e necessário. Então, o norte da implantação e implementação dessas escolas deve ser nesses contextos e voltado para esse público, que tem a necessidade de um acompanhamento de espaços, de acesso a, por exemplo, um currículo diferenciado, a criança vai ter acesso a aulas de música, judô, jiu-jitsu, etc., então, é necessário”, avalia.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom