SMSI: Agentes patrimoniais recebem homenagem em alusão ao dia de criação do cargo
Na tarde de sexta-feira, 12, os 231 agentes do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) foram homenageados na Câmara Municipal de Marabá (CMM). A data marca os 19 anos da criação do cargo no município. Na ocasião, as autoridades de segurança do município e alguns agentes discursaram na tribuna da Câmara, ressaltando o sucesso e importância do cargo, criado em 2005, na época lotados na Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop).
“Há 19 anos atrás, iniciou o cargo de uma forma bem simples, sem uma definição muito clara das suas atribuições. E, com o passar do tempo, a administração foi entendendo que este cargo poderia desempenhar outras atividades mais voltadas para a área de segurança e, assim, se desenvolvendo. Foram passos lentos, mas foram grandes os espaços que foram conquistados ao longo dessa trajetória. Hoje, a Prefeitura, ao reconhecer a nossa importância, me deixa muito honrado e gratificado”, destaca o coordenador do DMSP, Josafá Rozal.
Inicialmente, a função dos agentes era cuidar das praças, sem dispor de nenhum equipamento de segurança específico. Com o passar do tempo, foram adquiridos uniformes personalizados. Foi feito outro concurso em 2010, aumentando o número de profissionais e, posteriormente, foi criado o DMSP como funciona hoje, como um departamento especifico.
“O DMSP hoje é dividido em três grandes grupos, a equipe de trabalho, a coordenação e a equipe operacional, que desempenham as atividades nas instalações do município. É um trabalho muito importante onde fazemos a guarda e a proteção desses locais que são necessários para o bom funcionamento da gestão e, consequentemente, da cidade. Também atuando em eventos e ações em parceria com outras secretarias de segurança”, explica Josafá.
Com o tempo, a estrutura do departamento foi crescendo, dispondo hoje de viaturas, motocicletas, equipamentos de segurança e uma sede própria, localizada na Folha 32. “Quando assumimos a secretaria, eles eram um órgão inexpressível, não tinha capilaridade, eram muitos, mas estavam sem uniforme, sem estrutura. Com a gestão, conseguimos viatura para transitar, tem uma SUV, eles têm todo o equipamento, de proteção individual, que foi de uma lei aprovada recentemente, em 2020, com colete balístico e podendo usar até uma arma de choque”, destaca o titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional, Jair Barata Guimarães, que prestou homenagem aos servidores.
“É um órgão que cresceu, um órgão parceiro que tem ajudado muito a Defesa Civil, a Polícia Civil, a Polícia Militar e todos os órgãos do município. Então, hoje eles estão de parabéns e eu queria deixar esse parabéns registrado para todos os agentes de segurança patrimonial e seus familiares que nos ajudam também nessa missão de trazer segurança no município Marabá”, parabeniza.
A agente Arlete Sousa foi uma das que discursou representando os colegas. “A gente recebe esse momento como um grande reconhecimento, pelos órgãos que estão aqui presentes e pelo reconhecimento do que representamos para segurança. Estou muito feliz por esse momento. Temos uma cidade que vem crescendo e me sinto feliz por fazer parte disto”, conta a agente.
O agente Josias de Sousa Gomes no cargo há 16 anos, atualmente está lotado como segurança patrimonial do Ambulatório de Saúde Mental (Ament) de Marabá. “No começo, o trabalho era meio tímido, passei em vários locais e agora estou em um local que gosto muito na ala psicossocial da Ament. É muito bom porque a gente sente contribuindo. Fico muito feliz com a homenagem e reconhecimento do nosso trabalho”, agradece o agente.
Durante a solenidade, estudantes, professores e a gestora da Escola Martinho Mota participaram do evento. O DMSP promove um projeto de segurança patrimonial na escola.
Confira outras fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio