SMSI: Marabá recebe cursos de Marinheiro Fluvial e Auxiliar de Convés e Máquinas
Durante cinco dias, de 15 a 19 de abril, cerca de 70 pilotos de embarcações que atuam nos rios da região, vão participar de cursos de formação de Marinheiro Fluvial e Auxiliar de Convés e Máquinas. As capacitações são ofertadas pela Capitania dos Portos, em parceria com a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI). As aulas acontecem na Casa da Criança, no bairro Santa Rosa, pela manhã e tarde.
O curso é direcionado especialmente para a segurança de embarcação de passageiros, atendendo profissionais que já possuem habilitação, de pescador profissional ou de marinheiro auxiliar que estão fazendo uma reciclagem. O objetivo também é revalidar a carteira adquirida em cursos anteriores.
“Nós estamos com um cronograma, onde todos os anos, a Marinha possa vir pelo menos duas vezes em Marabá e possa administrar os cursos para pilotos, legalizar as embarcações, fazer uma reciclagem, um treinamento a mais e isso está acontecendo. Este ano, nós entramos em contato mais cedo com a Capitania dos Portos para encaminhar as equipes e, assim, foi feito. Vão ter duas turmas. Uma para reciclar e a outra para tirar a primeira carteira. As embarcações já estão sendo regularizadas para a documentação”, explicou Jair Guimarães, secretário de Segurança Institucional.
O experiente piloto marabaense Ranieri de Sousa Mourão diz que os cursos são necessários para trazer mais informação técnica para os profissionais e, com isso, levar mais segurança para as pessoas no período de intenso fluxo de transporte de passageiros nos rios da região.
“Para mim é muito importante porque eu não tinha um curso de travessia de passageiros. Trabalho a bastante tempo atravessando gente, mas não tinha um curso e, agora, eu vou ter minha habilitação em dias, e eu vou agora para o nível 2, me dando todo o direito para trabalhar com transporte de passageiro. É mais segurança também para as pessoas que precisam de transporte”, justifica.
O piloto de embarcação João Batista Viana também agradeceu a iniciativa. “É muito importante mesmo, porque pela primeira vez nós vamos ter um curso agora e, se Deus quiser, nós vamos trabalhar com segurança porque nós vamos trabalhar com nível 2. A gente mexe com a vida e, pra nós, esse curso é importante demais”, enfatiza.
Com carga horária de 50 horas/aula, as aulas foram de marinharia, estabilidade, navegação, regras de manobra, prevenção da poluição hídrica, motores, combate a incêndio, primeiros socorros, equipamentos de salvatagem e sobrevivência do náufrago, além da parte estrutural de marcação e legislação marítima.
O curso finaliza na próxima sexta-feira, dia 19, com entrega das novas carteiras aos participantes ainda a ser definida.
“Eu acredito que vai dar tudo certo, se Deus quiser, eles vão ser formados, vão prestar o melhor trabalho, serviço à comunidade de Marabá, que precisa. Marabá é uma cidade grande, polo, nós não podemos ser amadores, Marabá não cabe mais amador, você precisa se profissionalizar, estudar, tirar a carteira, licenciar a embarcação e prestar o melhor serviço, com colete, com segurança, cuidar das pessoas, é isso, Marabá merece e nós estamos aqui para ajudar”, destacou Jair Guimarães.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio