Seaspac: CRAS e Comitê do Bolsa Família recebem equipamentos da concessionária de energia
Na manhã desta sexta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) recebeu equipamentos eletrônicos da concessionária de energia Equatorial, que serão entregues aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e ao Comitê Gestor do Programa Bolsa Família. A entrega ocorreu na sede da secretaria, no bairro Amapá.
Foram entregues cinco impressoras multifuncionais, quatro computadores, cinco smartphones e dois televisores de 42 polegadas. Os equipamentos fazem parte da premiação da concessionária Equatorial aos municípios que realizaram mais cadastros no programa de tarifa social, que proporciona descontos de até 65% na tarifa de energia elétrica de famílias de baixa renda. O programa é subsidiado pela Conta de Desenvolvimento Econômico (CDE), um fundo gerido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), ligada ao Ministério de Minas e Energia.
O analista de ações sociais da Equatorial, Clovisson Couto, explica que a premiação é em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e busca potencializar o programa de tarifa social. Tanto as novas aderências, como atualizações de cadastros contam pontos. A premiação é referente ao ano de 2022, em que Marabá ficou em terceiro lugar no ranking. De acordo com a pontuação, os municípios escolhem os prêmios. Ele ressalta a necessidade de ampliar o benefício e a parceria com o poder público municipal.
“É muito importante que possamos avisar todos os clientes, comunicando do direito da tarifa social para que eles possam fazer o cadastro e se manter sempre ativos. É muito importante quando a gente junta forças para poder fazer um benefício desse para o cliente, quem se beneficia, de fato, é o próprio cliente e, para a gente, é muito importante que o cliente tenha esse benefício, que ele possa reconhecer o benefício da tarifa social, da economia de energia, assim como a gente faz também palestras, por exemplo, para poder ajudar o cliente a ter essa economia de energia, poder pagar cada vez menos energia e ter uma energia de qualidade”, explica.
Segundo Nadjalúcia Oliveira, titular da Seaspac, atualmente o município possui mais de 60 mil famílias inseridas no Cadastro Único e, dessas, 31 mil estão dentro da renda salarial para receber programas como o Bolsa Família, por exemplo. Nesse sentido, de acordo com a Equatorial, ainda há cerca de 17 mil famílias aptas ao benefício da tarifa social em Marabá. A secretária afirma que os esforços serão para incluir essas famílias na tarifa social.
“Nós temos quatro CRAS em Marabá e fazemos ações itinerantes constantemente do Cadúnico desde a região do Contestado até os bairros mais distantes. Então, nossa preocupação é sempre atualizar o cadastro para que as famílias de baixa renda não percam nenhum benefício. A tarifa social de energia elétrica porque, hoje, uma das dificuldades maiores na economia doméstica é a energia”, pontua.
Os equipamentos passarão pelo registro do patrimônio e serão encaminhados para os locais onde serão utilizados. Um desses locais é o CRAS Bela Vista, que tem como coordenadora Mayra Almeida. Ela explica que é o próprio centro que realiza o cadastro das famílias no programa quando atendem ao critério de renda. Os equipamentos ajudarão bastante no atendimento realizado pelo CRAS.
“Esses equipamentos vão contribuir para o atendimento direto à comunidade. O computador vai para o atendimento aos usuários, o celular para entrarmos em contato com o público e repassar informações”, afirma a coordenadora.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos