Saúde: Cerest e Visat realizam palestra sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho na UBS Hiroshi Matsuda
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e Vigilância em Saúde do Trabalhador de Marabá (Visat), ligados à Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) realizam durante toda a semana uma série de ações e palestras referente ao Abril Verde, campanha que busca conscientizar sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho. As palestras têm como tema a prevenção de acidentes e o bem-estar dos servidores no ambiente de trabalho.
Na tarde desta terça-feira, 23, a palestra ocorreu no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Hiroshi Matsuda, e já ocorreu na segunda-feira no Lacen (Laboratório Central Mizulan Neves Pereira), e continua nesta quarta-feira na UBS Jaime Pinto, seguindo na quinta-feira, para a UBS Pedro Cavalcante.
“A gente vai atuar durante a semana toda levando essa educação permanente aos servidores para evitar o adoecimento do próprio servidor. Como evitar o adoecimento, como prevenir, de que forma atuar, mostrar o que pode ser feito. Ela pode se alongar, como que ela pode evitar problemas devido a horas no computador, muito tempo sentado, ou contato com doenças. Expor algumas técnicas para poder executar durante sua jornada de trabalho”, comenta a coordenadora do Cerest, Aline Martins.
O enfermeiro do Departamento de Imunização da SMS, Lucas Duarte, também participou da iniciativa, expondo as vantagens e cuidados dos servidores de se manterem imunizados. “Hoje a proposta é trabalhar dentro da temática do Abril Verde, que é a respeito da saúde do trabalhador. Então, a gente traz, junto com o Cerest e Visat, algumas temáticas que dizem respeito à saúde laboral. Falaremos de ergonomia, primeiros socorros e também vacinação. A minha parte dentro desse projeto seria explicitar melhor as perspectivas a respeito da vacinação e da imunização junto ao trabalhador”, explica o servidor.
A engenheira de segurança do trabalho, Ana Paula Santana Pereira, comenta a importância dessas iniciativas. “Enquanto engenheira de segurança do trabalho na área da saúde, a gente veio apresentar sobre a NR32, que é uma normativa que trata sobre diretrizes básicas de prevenção de prevenção dessas doenças relacionadas ao trabalho para os trabalhadores da saúde. Há uma norma que orienta e mostra alguns pontos para os trabalhadores, acionando a prevenção com a forma de organização de trabalho. Mostrando como deve ser direcionado para que não venham a acontecer devidos acidentes”, explica.
Participaram da palestra na UBS Jaime Pinto um representante de cada setor da unidade. A ideia é que ele compartilhe com os demais servidores o conhecimento adquirido. “Temos um Agente comunitário da Saúde, um enfermeiro , um técnico em enfermagem, uma serviços gerais. Convidamos também servidores das UBS’s vizinhas, pois é um tema importante a todos independente da sua área de atuação”, comenta a gerente da UBS Hiroshi Matsuda, Dourieth dos Santos.
O Movimento Abril Verde busca levar informações a empregadores e trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidente e doenças que tenham relação com o trabalho.
O mês de abril foi escolhido devido ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado no dia 28, estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.
A data foi escolhida em homenagem aos 78 mineiros que morreram em uma explosão em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no dia 28 de abril de 1969.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento