Taça Cidade: 100 crianças e adolescentes participaram da 3ª etapa Marabá de Ginástica Artística
Um esporte que ganha, cada vez mais, novos atletas em Marabá e o coração do público é a ginástica artística e, no último sábado (27), cerca de 100 crianças e adolescentes, de cinco a 14 anos, participaram da 3ª etapa Marabá de Ginástica Artística, em várias modalidades. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e faz parte da Taça Cidade em alusão às comemorações dos 111 anos do município.
A pequena Maria Clara Hentz, 10 anos, chamou a atenção pela facilidade com que fazia os saltos. Isso porque são apenas três meses de prática da ginástica artística na escola. Com muita dedicação, ela já tornou-se a campeã em sua modalidade. “Eu acho muito legal ter esse evento aqui em Marabá porque é novo, né?! E eu tô gostando muito de participar e, na verdade, eu pratico ginástica há três meses e é muito bom”, disse.
A ideia de trazer a ginástica artística para Marabá foi do professor Bruno Pantoja, que há quatro anos iniciou os trabalhos em uma escola particular da cidade, e teve o projeto abraçado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
“É bacana você fazer parte de um projeto que é extraescolar, foge um pouco a regra da educação física porque a gente treina especificamente o esporte. Nós fazemos a iniciação de 5, 6 até 14 anos da ginástica artística. Comecei de uma forma privada com o Projeto Ginástica Marabá que já tem quatro anos, mas há dois e meio consegui colocar na Prefeitura e começou na escola professora Ida Valmont. Há pouco tempo agora, aqui no ginásio da Folha de 16. Graças a Deus, o retorno está sendo bem satisfatório”, revela, ressaltando que toda a estrutura para o evento é disponibilizada pela Semel.
A organização da Taça Cidade Ginástica Artística trouxe jurados de outras regiões e com currículo de competições em eventos internacionais, como o atleta Bruno Ferreira, profissional da ginástica aeróbica, que elogiou o nível dos nossos atletas.
“A gente fica muito feliz, na verdade, vendo a base da ginástica paraense no Estado e que a ginástica tem sido presente na vida dessas crianças. A gente sabe que é um esporte que não é tão comum como um futebol, por exemplo, e saber que hoje em Marabá tem um segundo polo da ginástica no Estado é maravilhoso. A gente sabe que isso é um trabalho de formiguinha, com a equipe, com o governo, com a cidade também, com a capital. Então é muito importante para a gente, quanto à ginástica, ver que tem novas gerações se formando e futuramente quem sabe ser os nossos futuros atletas, futuros ginastas paraenses, brasileiros e assim como nós também aí tem a oportunidade de chegar numa competição internacional”, completa Bruno Ferreira.
De acordo com os organizadores, atualmente são cerca de 130 crianças e adolescentes que praticam a ginástica artística no município, sendo alunos de escolas públicas e privadas.
“Para nós, é uma grande satisfação poder ter um projeto que é algo inédito aqui no município. Um projeto que a Secretaria (Semel) abraçou o professor Bruno que chegou aqui e trouxe essa nova modalidade, a ginástica artística que tem, a cada dia, crescendo aqui dentro do município, envolvendo muitas crianças e adolescentes, um momento muito especial para o esporte em Marabá”, destacou Ney Alves, Secretário de Esporte e Lazer.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento