Seaspac: Campanha Maio Laranja promove ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Com o início do mês de maio, a Secretaria Municiapal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) promove o debate sobre as ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município. A programação do Maio Laranja começa no próximo dia 6 de maio, com o lançamento da campanha em cerimônia na Câmara de Vereadores a partir das 14h.
As campanha será realizada em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). “Nós pensamos em um conjunto de ações em parceria com as organizações da sociedade civil. E vamos ter desde capacitação de professores, de médicos, de enfermeiros, para identificar os casos nas escolas. Além disso, nós vamos ter blitz, carreatas, passeatas pela cidade, fazendo essa parte mais visual. E vamos realizar palestras nas escolas, nas entidades, nas organizações, junto com o Conselho Tutelar, incluindo também a zona rural”, explicou Juarez Oliveira, presidente do CMDCA.
De acordo com o Secretário Adjunto de Assistêmcia Social, Luiz Silva, as programações também acontecerão nos quatro Centros de Referência da Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e nos Conselhos Tutelares. As escolas também receberão as ações da Seaspac com palestras de especialistas e distribuição de materiais de informação e conscientização, sendo o dia D agendado para acontecer em 11 de maio.
“É um conjunto de ações que nós estamos pensando e discutindo. Estamos colocando em pauta a produção de um material audiovisual para auxiliar os profissionais, para auxiliar as crianças, e todos que possam ser referência em atuar e prevenir essas situações de abuso”, destaca Luiz Silva.
O lançamento da campanha reunirá agentes que trabalham pela causa, com a proposta da realização de uma formação para toda a rede de atendimento às crianças e adolescentes no município de Marabá buscando fortalecer a escuta qualificada e organizar as demandas.
No lançamento da campanha, será realizada uma capacitação para criação do Fluxograma de Atendimento de Vítimas e Testemunhas de Violência no Município de Marabá, além da palestra com a psicanalista Ana Paula Bertin, consultora em defesa de direitos humanos de crianças e adolescentes.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio Santos