DMTU: Inicia Campanha Maio Amarelo e na segunda, 6, tem ações na entrada da Marabá Pioneira
O Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) de Marabá já iniciou a campanha Maio Amarelo de 2024. A campanha deste ano tem como tema “ Paz no Trânsito Começa por Você” e será distribuída entre várias ações que englobarão escolas, empresas e as ruas da nossa cidade.
“Precisamos falar da importância do movimento do Maio Amarelo, que é um movimento internacional e nossa cidade, é claro, também atua ativamente. Chamamos todos os gestores e a sociedade a participar desse movimento. Dentro desse período, interagimos com a sociedade civil, entramos nas empresas, fazemos palestras, ações educativas nas escolas e comando educativos com panfletos e conscientização em pontos estratégicos nas vias públicas”, explica Emanuel Cruz, coordenador de Educação para o Trânsito/DMTU.
Além do tema central da campanha, Emanuel conta que em Marabá o trânsito de veículos pesados aumentou, por isso este ano, os agentes irão dar um enfoque especial nessa questão durante as palestras e abordagens com motoristas. “O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que os veículos de maior porte têm que cuidar da segurança dos que possuem menor porte. Vamos trabalhar nesse sentido, pois na nossa cidade o fluxo é intenso”, complementa Emanuel.
A primeira ação com o público acontece na segunda, 6, na entrada da Marabá Pioneira, em alusão ao Dia Mundial do Trânsito que é comemorado no dia 5 de maio. A programação segue na terça,7 , com palestra na Cooperativa Mista de Transporte e Passageiros de Cargas do Pará e uma ação no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Augusto Bastos. Durante todo o mês serão realizadas ações sempre em uma escola ou NEI diferente.
“Nós já temos todo um cronograma montado para o mês. Desde o começo do ano a gente começa a receber ofícios, demandas tanto da parte de empresas como da parte de escolas solicitando as ações. Temos uma parceria também que a gente faz com o Ministério Público através de ações de educação para o trânsito lá”, acrescenta.
Por que Maio Amarelo?
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. A cor simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, mundialmente. É um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema Segurança Viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Acompanhe também o vídeo oficial da Campanha no Brasil:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Wellen Cristina sob supervisão de Osvaldo Henriques