Saúde: Secretaria entrega novos tablets a Agentes Comunitários de Saúde
Uma cerimônia no auditório da Unidade Básica de Saúde Pedro Cavalcante, no bairro do Amapá, na manhã desta segunda-feira, 13, marcou a entrega de 20 tablets para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que atuam nas UBS’s dos núcleos Nova Marabá, São Félix e bairro Liberdade.
Os tablets já estão com o programa e-SUS Território, que tem o objetivo de facilitar o processo de trabalho dos agentes de saúde nas visitas domiciliares às famílias atendidas pelas UBS’s, viabilizando o registro das informações de forma rápida e segura.
Agente comunitária de saúde há 24 anos, Janderlete da Silva, diz que a produção tem melhorado consideravelmente com a aquisição de novos equipamentos de trabalho. “Eu sou agente em saúde desde o ano de 2000. Então, de lá para cá, a gente vem evoluindo, porque além de melhorar nosso rendimento, a gente recebe esses acessórios que contribuem para o nosso trabalho. Porque o tablet, a gente já vai para a área, já faz o cadastro domiciliar, individual, e já colhe todas as informações, já joga dentro do sistema. Isso é mais rápido e é muito bom”, relata.
O coordenador do e-SUS, Welton Lopes Soares, informou que o novo equipamento entregue completa todo o quadro de 312 ACS’s com equipamentos para a realização dos trabalhos de forma rápida e totalmente digital, já que o agente não precisa mais atualizar as informações com preenchimento de fichas individuais de pacientes em papel.
“A gente está concluindo mais uma etapa, equipando mais alguns ACSs que ainda não tinham o tablet, que é um instrumento fundamental para o trabalho deles, para o desenvolvimento das atividades deles em campo, que agiliza e melhora muito a informação para o município e os dados no sistema”, enfatiza Welton Lopes Soares.
Todas as informações colhidas pelo ACS na visita domiciliar podem ser acessadas tanto na Unidade de Saúde, quanto na Secretaria de Saúde no Centro de Dados e Informações do e-SUS. Isso facilita o trabalho em atendimento à saúde no município.
“É importante porque vem otimizar bastante o trabalho dos ACS nas áreas, tanto no cadastro do território, como no cadastro individual, nas suas atividades diárias. Porque de lá mesmo da área onde ele faz a visita, no domicílio, ele pode passar as informações para o sistema. E para nós, enquanto coordenação, otimiza bastante também o nosso trabalho porque a informação chega em tempo real”, justifica Sabrina Acyoly, Diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes