Maio Laranja: Blitz conscientiza sobre combate a exploração e abuso sexual de crianças
Em frente à Escola Municipal Pedro Cavalcante, na Folha 12, a equipe da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) promoveu uma blitz em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Além de entregar panfletos, colaram adesivos destacando o número Disque 100 para denúncias. O evento contou com a participação das Secretarias de Esporte e Lazer e de Educação e do Conselho Municipal do Direito da Criança (CMDC).
Com o tema “Quem cala consente, quem sente sofre calado”, a campanha sensibiliza a população para que diante de casos de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, possamos proteger nossas crianças, denunciando à rede de apoio, como ressalta o secretário adjunto da Seaspac Luiz Silva.
“O principal objetivo da nossa campanha é proteger nossas crianças e adolescentes de qualquer forma de exploração ou abuso sexual. O dia 18 de maio é um dia em que todo país utiliza para combater essa violação de direito gravíssima. Esse ano, escolhemos área aqui na Folha 11, no Centro Comercial que vem crescendo bastante, para dizer não à exploração sexual de crianças e adolescentes”, ressalta.
Para a diretora da Escola Pedro Cavalcante, Arionide Martins, essas ações para a comunidade escolar possibilitam “diálogo com um grupo grande de crianças que vão contribuir para essa divulgação na família, com os amigos e com outras pessoas que eles conhecem”.
A data 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 e marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo o território brasileiro. Para dar mais visibilidade ao assunto, foi criada a campanha Maio Laranja, essencial para a sensibilização das pessoas para o tema, como reitera uma das participantes da blitz, Edileusa Athiê, coordenadora do CRAS.
“É uma campanha super importante porque é para proteger nossas crianças e adolescentes. Elas precisam saber que podem contar com toda rede de apoio, que não estão sozinhas, a família precisa saber disso, que existe toda essa rede de apoio e dentro dessa rede de apoio está o CRAS. Aqui em Marabá, nós temos quatro CRAS. E a gente conta com uma equipe técnica, com psicólogo, com assistente social, com pedagoga. Toda uma equipe está lá para acolher a família e levar o atendimento para esses casos”, pontuou.
A campanha Maio Amarelo continua no município com outras várias ações de conscientização. “As ações do mês do combate à exploração sexual acontecem em maio também nos centros de referência da assistência, em dias alternados. Nós possuímos o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que possui atividades focadas com essa temática”, informa Luiz Silva, secretário adjunto da Seaspac.
A Seaspac, em parceria com a Semed e Conselhos Tutelares, vão abordar a temática do 18 de maio em várias escolas da zona rural que vão promover o Dia D da Família na Escola, neste final de semana.
Confira os canais da rede de proteção:
- DISQUE DIREITOS HUMANOS 100
- CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente
- Localização: Rua Ubá, Quadra 04, Lote 02, Agrópolis do INCRA, Bairro Amapá, Cidade Nova.
- Contato: (94) 98405-1530
- CREAS – Centro de Referência de Assistência Social
- Localização: Rua Sol Poente n° 2348, Núcleo Cidade Nova
- Contato: (94) 98411 – 2133
- CONSELHO TUTELAR CIDADE NOVA
- Localização: Av. Amazônia, 6654 Bairro: Amapá (em frente ao Incra).
- Contato: (94) 98416 – 7622
- CONSELHO TUTELAR NOVA MARABÁ
- Localização: Folha 31, Qd. 02, Lote Especial, Bairro Nova Marabá
- Contato: (94) 98421 – 8801
- CRAS AMAPÁ – Centro de Referência de Assistência Social
- Localização: Rua Américo Castanheira, Qd. 07, Lote 13-B, Bairro Amapá.
- Contato: (94) 98404 – 8683
- CRAS BELA VISTA – Centro de Referência de Assistência Social
- Localização: Avenida Marabá N° 42 – Bairro: Jardim União.
- Contato: (94) 98409 – 2492
- CRAS NOVA MARABÁ – Centro de Referência de Assistência Social
- Localização: Folha 13, Quadra e Lote Especial-Anexo ao CAIC, Bairro Nova Marabá.
- Contato: 94 98181 – 1518
- CRAS MORADA NOVA – Centro de Referência de Assistência Social
- Localização: Avenida Araguaia, n° 326, (No antigo Hotel América), Bairro Morada Nova, Marabá/PA.
- Contato: (94) 98415 – 3849
Texto: Kélia Santos e Karoline Bezerra
Fotos: Estagiária Wellen Oliveira sob supervisão de Karoline Bezerra